Índices de produção das indústrias químicas e dos petróleos

(Base: 1953)

De acordo com o valor médio do índice de produção neste sector no 1.º semestre de 1959, que aumentou 21 pontos em relação ao atingido em idêntico período do ano precedente, verificou-se expansão considerável na produção das indústrias químicas e dos petróleos. Este facto adquiro, no entanto, maior significado se se atender a que não se tinha registado qualquer alteração sensível da produção nos primeiros semestres dos dois anos anteriores No que se refere aos produtos minerais não metálicos, os índices que se apresentam no quadro XII foram calculados com base na cerâmica de construção, vidros e artigos de vidro, porcelanas e faianças, e cimento.

Índices de produção dos produtos minerais não metálicos

(Base- 1953)

Como mostra a análise do quadro precedente, não parece ter-se verificado, para o conjunto do semestre de 1959, alteração sensível da actividade neste sector em comparação com a verificada em igual período do ano anterior - o valor médio dos índices mensais de produção aumentou 0,2 pontos entre estes períodos. Note-se, todavia, que, tanto quanto a evolução dos índices mensais da produção industrial nos primeiros seis meses deste ano o permite afirmar, parece ter-se iniciado uma recuperação sensível da actividade neste sector. Nas indústrias metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico adoptou-se como amostra representativa do conjunto o valor das produções seguintes: fundição de ferro e aço; fundição de metais não ferrosos; artigos de arame, parafusos e pregaria; cabos e condutores eléctricos

Índices de produção das indústrias metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico

(Base: 1953)

A produção neste sector tem vindo a aumentar acentuadamente nos últimos anos. Na verdade, de acordo com o índice de produção, em valor médio, o ritmo de descimento no 1.º semestre de 1959 foi quase duplo do registado no período homólogo anterior. Para a amostra das indústrias transformadoras não abrangidas pelos sectores anteriores seleccionaram-se as produções de tabaco, pasta de papel, papel e cartão, pneus e câmaras-de-ar.

(Base. 1953)

Gomo se pode observar, a produção neste sector registou no decurso do corrente ano uma considerável expansão - o índice médio de produção nos 1.ºs semestres de 1957 1958 e 1959 atingiu, respectivamente, 161 ,3, 160 e 180. Analisados cada um dos sectores industriais, importará, neste momento, tentar obter uma visão global. O processamento da actividade industrial durante o período em análise. No quadro XV, que a seguir se insere, indicam-se os índices mensais daquele conjunto nos primeiros seis meses de 1957, 1958 e 1959.

Índices gerais da produção industrial (a)

(Base: 1958)

(a) Inclui [...]