Com efeito, perante uma descida brusca dos preços do algodão no mercado internacional e até se esclarecer em que medida essa baixa tende a estabizar-se ou, pelo contrário, é puramente ocasional, não pareceu justo nem conveniente pedir às províncias ultramarinas o sacrifício dos preços que actualmente recebem.
No entanto, a manutenção desses preços, superiores às cotações internacionais, impediria a continuação da exportação metropolitana de artigos de algodão para o estrangeiro a indústria, já em nítido desfavor pelas suas graves deficiências estruturais, não poderia manter a exportação se continuasse a ser forçada a adquirir a matéria-prima ultramarina a preços mais elevados que aqueles que obtém a indústria estrangeira sua concorrente.
Nestes termos, a fim de encarar uma solução de emergência, foi criado, pelo Decreto-Lei n.º 42 375, de 9 de Julho de 1959, o Fundo de Estabilização do Algodão, que procura manter o volume normal da exportação, sem prejuízo d os preços actualmente pagos à produção ultramarina.
Energia eléctrica e serviços
Seria, por isso, de todo o interesse, tal como se fez em relação aos diferentes sectores industriais, tentar avaliar o comportamento e as perspectivas de cada uma das actividades em questão, durante o período em análise. Todavia, continua a verificar-se, em relação a algumas, escassez de elementos de informação, enquanto para a maioria não se dispõe de qualquer indicador.
É desigual a participação de cada grupo na formação do produto dos Serviços A posição mais significativa, conforme se pode observar no quadro seguinte, corresponde ao Comércio por grosso e a retalho, cujo rendimento tem vindo a subir há vários anos e cobre cerca de um quarto do valor total. Em seguida, e com exclusão dos Serviços diversos, aparecem os Transportes e comunicações e, praticamente no mesmo nível, a Administração pública e defesa
Origem do produto interno bruto nos serviços (1956-1958) (a)
(a) A preços constantes de 1954
Do esforço financeiro que tem vindo a realizar-se em aproveitamentos hidroeléctricos, com o subsequente estabelecimento da necessária rede de transporte e distribuição, estão já neste momento a colher-se importantes benefícios. A produção de electricidade no 1.º semestre deste ano e em confronto com a de igual período de 1958 acusa um crescimento de 17 por cento, exclusivamente determinado pela energia de origem hídrica, porquanto a produção térmica diminuiu de 32 por cento.
Tem vindo a baixar de ano para ano e foi praticamente insignificante na primeira metade de 1959 a percentagem de participação da electricidade produzida pelas centrais térmicas.
Nos últimos três anos, e em relação somente ao 1.º semestre, as percentagens de distribuição da energia eléctrica produzida foram, segundo a respectiva origem, as seguintes
Expressas em percentagem, as variações entre o período considerado de 1959 e o correspondente do ano anterior foram as seguintes: