Em consequência da importância do crédito industrial na actividade da Caixa procede-se, no quadro seguinte, a discriminação dos valores desta rubrica incluídos no quadro XXVI.

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

Crédito Industrial

(Saldos devedores, em contos)

(a) Não inclui arromatações

De entre as indústrias que mais têm beneficiado, no ano em curso, da concessão de créditos por parte da Caixa destacam-se a electricidade, com cerca de um terço do total, a indústria dos têxteis, dos metais, dos cimentos e cerâmica, químicas e hoteleira, todas com valores acima da centena de milhares de contos.

Moeda e crédito Não se modificou, nos oito primeiros meses de 1959, ã tendência crescente que se vem verificando na moeda em circulação

Assim, em relação a 31 de Dezembro do ano findo, notou-se um acréscimo de l 082 000 contos, ligeiramente inferior ao registado em período idêntico de 1958, em que esse acréscimo fora de l 168 000 contos. Para a variação observada no ano em curso contribuíram, do mesmo modo que no ano anterior, não só a moeda legal, como também os depósitos à ordem. . No quadro seguinte pode observar-se a evolução da moeda em circulação nos últimos anos e a situação em 31 de Agosto do corrente ano.

Moeda em circulação (a)

(a) Cf observação ao quadro XXI do relatório da Conta Geral do Estado de 1958, p. 48.

Conjugando os números deste quadro com os do que a seguir se insere verifica-se que se tem mantido durante 1959 a participação da moeda legal no total da moeda em circulação - cerca de 31 por cento.

Moeda legal (a)

O volume da emissão fiduciária experimentou nos primeiros meses de 1959 uma contracção de 127 000 contos, superior à verificada em igual período do ano anterior, que foi de 37 000 contos.

Para esse resultado contribuíram, como factores de expansão, a redução dos depósitos de bancos e banqueiros e outros depósitos e responsabilidades e, como factores de contracção, a diminuição do ouro e disponibilidades em moeda estrangeira e da carteira comercial, empréstimos e suprimentos e o acréscimo dos depósitos do Tesouro e da Junta do Crédito Público.

Variação da emissão fiduciária

(Milhares de contos). A evolução da situação bancária no decurso dos primeiros oito meses deste ano pode ser apreciada pelo respectivo quadro.