Como pode verificar-se, observando o quadro anterior, o total das receitas orçamentais aumentou no decurso de 1908 cerca de 478 000 contos em relação ao ano anterior, o que representa afrouxamento sensível do seu ritmo de expansão, uma vez que em 1957 o acréscimo foi de 629 000 contos.

Este aumento deve-se principalmente, no que se refere às receitas orçamentais ordinárias, ao comportamento dos impostos directos e indirectos no ano transacto Com efeito, neste período, os primeiros aumentaram cerca de 320 000 contos em comparação com o ano anterior, o que representa 72 por cento do acréscimo total das receitas ordinárias For seu turno, os impostos indirectos elevaram-se, também, sensivelmente, embora a respectiva taxa de acréscimo tenha sido menor do que a registada em 1957, o que, em grande parte, explica a diminuição do ritmo de crescimento das receitas orçamentais. Por outro lado, deve ainda assinalar-se a ligeira quebra nos rendimentos provenientes do Domínio privado, Rendimento de capitais, acções e obrigações de bancos e companhias e de Consignações de receita - nestas últimas com significado diferente, dada a natureza do seu conteúdo. Dada a importância relativa da participação dos impostos directos e indirectos no total das receitas ordinárias - que em conjunto atingiu 69 por cento em 1958 -, apresentam-se, em seguida, elementos sobre o seu comportamento nos últimos anos.

Como atrás se referiu, e o quadro que a seguir se insere evidencia, verificou-se durante o ano de 1958 aumento apreciável do conjunto dos impostos directos, nitidamente superior ao acréscimo registado no ano transacto.

Receitas orçamentais do Estado cobradas em 1956-1968

(Impostos directos gerais)

Esta evolução foi essencialmente determinada pela contribuição industrial, imposto sobre a aplicação de capitais e imposto complementar, cujo aumento atingiu 73 por cento do acréscimo total. No comportamento destes impostos, no período em análise, parece ter interesse referir o contínuo aumento, a partir de 1956, da importância relativa do imposto complementar e, ainda, o acréscimo de 47 por cento, no último ano, das receitas arrecadadas através do imposto sobre a aplicacão de capitais em consequência, por um lado, do au-