O milho, a cana sacarina e a mandioca figuram neste quadro dentro dos «Não especificados», pois, embora, como atrás se disse, a província produza relativamente grande quantidade deste produto (55 000 t de milho), eles são quase totalmente consumidos pelo indígena guineense.

Dentro dos a «Não especificados» estão ainda incluídas as madeiras -com 6186 contos-, cuja indústria novamente floresceu, em virtude de em 1958 terem as mesmas sido muito procuradas pelos industriais da metrópole e ter também aumentado o seu consumo interno.

Mostra ainda o quadro supra que o arroz em 1956 marcou lugar de relevo na escala das exportações, desceu consideravelmente em 1957 e novamente se elevou em 1958, muito embora ficando muito aquém do nível atingido no primeiro destes três anos No entanto, o declínio verificado não significa diminuição de produção deste cereal, antes resulta do facto de não ter sido favorecida uma exportação que pudesse redundar em prejuízo das necessidades de consumo interno, sabido como é que o arroz constitui a base da alimentação indígena.

Em 1958 realizaram-se na província trabalhos de defesa, enxugo e recuperação de terrenos paia a cultura deste cereal, continuando, ao que sabemos, a acção das brigadas para esse fim destacadas pelos serviços de agricultura locais.

Os trabalhos efectuados nestes últimos anos virão a contribuir muito provavelmente para evitar os habituais movimentos migratórios dos indígenas balantas em procura de terrenos propícios para a cultura do arroz

Revela-nos ainda o quadro em analise que a borracha, a cera e o óleo de amendoim têm sofrido baixa na sua exportação, enquanto o bagaço de amendoim melhorou consideràvelmente, a mancarra progride satisfatòriamente e os couros, que subiram de nível em 1957, em relação a 1956, baixaram novamente em 1958.

O facto de o II Plano de Fomento contar com a mobilização de 105 000 contos para a Quine (utilizando as receitas provenientes do contrato de concessão exclusiva do direito de pesquisas e exploração de jazigos de carboneto de hidrogénio) deverá remover o principal óbice que se tem oposto ao possível aproveitamento da palmeira, mercê de uma acção sistemática, que inclua a limpeza e o ordenamento dos palmares.

No entanto, o aumento dos postos de britagem, cuja montagem tem vindo a ser feita desde 1954, permitiu desde logo um maior rendimento da produção da palmeira, pois simplificou a quebra do coconote e evitou que o mesmo passasse para os territórios ocupados para sofrer ali o tratamento das fritadeiras.

Segundo informações da província, em fins de 1958 já se encontravam montados 25 postos de britagem, apetrechados com máquinas novas, estando já em curso a instalação de mais 35 máquinas.

Assim, e devido a esta criteriosa orientação, é que se verifica já um acréscimo sensível nas estatísticas de exportação.

Há, consequentemente, neste sector, um apreciável incremento da exploração das palmeiras es pontâneas e um fomento de cultura de palmeiras seleccionadas, pois da actividade dos serviços agrícolas locais resultou a consecução de um viveiro com cerca de 30 000 palmeiras de samatra, cuja introdução na Guiné poderá aumentar ainda a produção e trará a vantagem de, pela menor altura destas palmeiras, facilitar a exploração e, consequentemente, aumentar o rendimento de trabalho.

Resta dizer que, com o objectivo de se conseguir uma maior amplitude da actividade agrícola, tem-se também procurado atrair o interesse dos agricultores para outras culturas.

Como se sabe, há na Guiné, por via de regra, tendência para a monocultura (rotineira, e é evidente que tal prática tem grandes inconvenientes.

Por isso, orientaram-se os trabalhos de experimentação da cultura de gergelim e do algodão em terrenos inadequados à cultura da mancarra, e durante o ano de 19o8 fez-se uma distribuição de 11 t de semente pelos agricultores, com a garantia encorajadora de que teriam colocação para toda a colheita.

A cultura do algodão já era, todavia, praticada na província, mas a produção, por insignificante, apenas era aplicada numa indústria rudimentar de fiação cujos produtos eram, em regra, para uso próprio.

Porém, na nova ordem de ideias, os resultados das primeiras tentativas efectuadas com a cultura do algodão são conducentes a um certo optimismo, podendo encarar-se com confiança o resultado a obter.

Segue-se um quadro dos destinos que, por territórios estatísticos, tiveram as exportações da província em cada um dos anos do quadriénio de 1955-1958: