(a) Em lugar do toneladas, são quilates.

Vejamos o que estes números nos dizem:

Em primeiro lugar verifica-se que, em relação a 1957, se manifestou um apreciável incremento na exportação dos produtos agrícolas e das indústrias extractivas, enquanto foram mais reduzidas as vendas dos que provieram das indústrias transformadoras. Para aquele incremento contribuíram essencialmente, entre os produtos de origem agrícola, os maiores embarques de café, de sisal e de milho, cujo montante de vendas ultrapassou o do ano anterior em 6, 13 e 412 por cento, respectivamente.

Há que anotar, porém, quanto a este último género, que a elevação da tonelagem embarcada se deve ao escoamento dos avultados stocks do ano anterior.

Quanto aos produtos provenientes das indústrias extractivas, os aumentos mais substanciais das vendas couberam aos diamantes e aos minérios de ferro, cujo valor exportável subiu 28 por cento para os primeiros e 134 por cento para os últimos.

Inversamente, foi bastante menor o concurso prestado pelas indústrias transformadoras ao comércio externo da província.

Não obstante a expansão que se continuou a registar neste sector da actividade económica angolana, as menores produções conseguidas pelas indústrias transformadoras, com mais preponderância no quadro das exportações, não permitiram que as vendas destes produtos alcançassem o montante atingido em 1957.

Esta quebra foi especialmente acentuada nos produtos derivados da pesca, resultado da crise que durante largos meses assoberbou a respectiva indústria; e, por conseguinte, as vendas de farinha, óleos e conservas de peixe foram inferiores em cerca de 18 por cento ao valor alcançado em 1957.

Porém, e ainda dentro deste ramo, o peixe seco colocado no exterior rendeu mais 18 por cento.

A exportação do açúcar, por sua vez, baixou 17 por cento, aproximadamente.

E porque se nos afigura de evidente interesse, vamos analisar em pormenor, o comportamento dos principais produtos que constam do anterior quadro das exportações da província.

Entre os produtos de origem agrícola destaca-se, como habitualmente, o café, que aumentou o volume de vendas da 72 228 t para 77 321 t, ou, em valor, de 1 420 534 para 1 505 712 contos, isto é, mais 85 178 contos que no ano anterior; e, quando comparadas com as que as antecederam, vê-se que apenas foram excedidas em 1956, isto em virtude da tonelagem record exportada naquele ano.

Tem interesse notar que, não obstante o aumento observado, a correspondente percentagem em relação ao valor global das exportações desceu de 42,24 por cento para 40,82 por cento, por causa do grande incremento

registado nas saídas de outros produtos, nomeadamente os diamantes