Mostram estes números a circunstância invulgar de um banco emissor e simultaneamente comercial e de desconto não estar precisando do recurso do seu privilégio de emissão para o exercício da sua actividade normal.

Segundo informação da província, julgamos poder ainda concluir que tão interessante situação se deve, em parte, à generalização do uso do cheque nos pagamentos entre o comércio e até entre os particulares.

Seguem-se dois quadros que nos dão a posição geral do movimento do Fundo Cambial à data de 31 de Dezembro de cada ano do quadriénio de 1955-1958:

que se resume em:

(a) Estão incluídos 614 contos provenientes de oscilações cambiais.

Vejamos, por último, a situação global do sistema bancário, por intermédio do quadro seguinte, também relativo ao quadrénio de 1950-1958:

Conforme se vê, as reservas de caixa vão- muito além do limite máximo legal de 20 por cento das somas dos depósitos à ordem. Na província existem ainda duas caixas económicas: a do Montepio de Moçambique garantida por ele próprio, e a Económica Postal, garantida pelo Estado. Existe também uma instituição oficial de crédito aos agricultores - a Caixa de Crédito Agrícola -, estando a sua actividade presentemente muito reduzida por falta de novos recursos financeiros que possibilitem

o alargamento de operações, o que parece ser de encarar na reorganização do Fundo Cambial, de que já falámos, e de que se mostra carecida a instituição.

São três os bancos que funcionam na província: Banco Nacional Ultramarino, Standard Bank of South África e Barclays Bank (Dominion, Colonial & Overseas). A eles se referem, portanto, os números do último quadro. Do conhecimento dos vários decretos publicados sucessivamente e autorizando emissões de moeda metálica na província d« Moçambique pudemos elaborar o quadro seguinte, elucidativo da situação da moeda divisionária em 31 de Dezembro de 1957 e 1958:

(a) Por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 10 de Setembro de 1957 foi limitada a 15 000 contos a emissão.

Conforme se constata, é já bastante elevado o montante da moeda divisionária em circulação. Todavia, por se haver reconhecido a sua insuficiência, sobretudo nas zonas onde a compra de produtos aos nativos se desenvolve em maior escala, tomaram-se oportunamente providências de ser resolvido o problema, e assim, em satisfação do pedido nesse sentido feito, foi, pelo