A concentração de indústrias em Lourenço Marques e regiões circunvizinhas fez-se tendo em atenção as exigências de um grande centro populacional, como o é a capital da província, e as facilidades que resultam do movimento do porto e da ligação ferroviária com a União Sul-Africana. As principais indústrias aqui estabelecidas são: as de cimento, moagem, metalurgia, cerveja, óleos, tabacos, produtos alimentícios e outras de menor importância, tais como as de tanto, materiais de construção, refrigerantes, etc.

A Beira deve, por sua vez, a concentração de indústrias na sua área à situação favorável que ocupa no centro geográfico da província, à proximidade em que se encontra das regiões mais densamente povoadas e à posse de energia eléctrica abundante proveniente da central hidroeléctrica do Mavuzi I.

As principais indústrias da Beira são as de tecidos de algodão, cimento, lusalite, óleos, moagem, madeiras e amidos. A cerca de 10 km da Beira funciona também um a fábrica de folhados e contraplacados, que, dada a reduzida capacidade do mercado interno, realiza anualmente para o estrangeiro elevadas exportações.

Por sua- vez, trabalha-se actualmente para realizar o projecto de instalação de. uma refinaria de petróleo nos arredores de Lourenço Marques, o que decerto trará grandes benefícios para a população e comércio.

Em resumo: a indústria transformadora tem progredido lentamente, multiplicando-se os estabelecimentos fabris e oficinas e crescendo os pedidos de licenças. Todavia, grande parte dessas unidades industriais está ainda nos seus primórdios, sem grandes iniciativas.

Nos seus aspectos gerais, portanto, o panorama industrial de Moçambique em 1958 não difere muito do ano anterior. Por último, apenas duas palavras acerca do comércio em Moçambique:

Conforme dissemos já, o comércio de Moçambique está mau. Urge que nos grandes centros urbanos se estabeleça a sua divisão, harmonizando-o com a grandeza, pelo menos, dos dois mais importantes centros: Lourenço Marques e Beira.

A análise geral dos males que enfermam o comércio não se comporta, todavia, dentro do âmbito do presente relatório; mas, contudo, não nos parece inoportuno que aqui se registem, embora superficialmente, certas razões que respondem directa e poderosamente por muitas das dificuldades do comércio moçambicano.

O aumento constante de estabelecimentos do mesmo ramo de negócio, o desvio para a construção civil e para veículos automóveis de importâncias que deveriam ser destinadas ao movimento comercial, o abuso das vendas a prestações, o desmedido crédito ao consumidor, com o correspondente aumento das chamadas «dívidas de má cobrança», a falta de cooperação entre os comercia ntes sem ramo ou especialidade de comércio definido e a concorrência desenfreada são causas que, como se disse, merecem urgente estudo e consequentes medidas adequadas, pois são a natural consequência da rápida evolução económica da província, e por isso mesmo apenas males de crescimento, que reflectem não uma situação patológico - que só em raros aspectos se descortina -, mas sim a pujança de vida dessa grande parcela da terra portuguesa. A posição da tesouraria ao cabo de cada um dos anos do triénio 1956-1958 está definida no quadro seguinte:

E a sua situação nestoutro: O fundo de reserva do Estado da índia, que foi constituído em 1905, na importância de rup.

75:000-00-00, continua em depósito, a juros, no The National City Bank of New York, em Bombaim, e não teve em 1958 qualquer aplicação.

Fora inscrita no orçamento de 1955 e retirada do saldo das contas de exercícios findos.