e pelo seu artigo 10.º foi fixado o referido limite de 500 000 contos.

Segue-se um quadro elucidativo da circulação em notas e cédulas e da reserva monetária em 31 de Dezembro da cada um dos anos do quadriénio 1955-1958:

O aumento de rup. 1.825:602-08-00 que se verifica em relação a 1957 foi devido à maior circulação das notas de mais elevado valor facial.

Há que notar ainda que a circulação fiduciária tende a aumentar, não obstante o uso, em escala cada vez maior, de cheques nas transacções comerciais e a circulação em moeda nacional apenas cobrir uma parte das suas necessidades, porquanto continua a principal circulação a efectuar-se em moeda da União Indiana.

Todavia, sabe-se que a circulação desta moeda está já a contrair-se rapidamente devido à entrada em vigor do novo regime monetário da província. A actividade bancária no Estado da Índia é exercida pelo Banco Nacional Ultramarino, que funciona também como banco emissor.

Assim, transcreve-se na íntegra o balancete do referido banco relativo a 31 de Dezembro de 1958:

Para apreciação da evolução do comércio bancário da província nos últimos quatro anos, seguem-se dois mapas, complementares e comparativos, referentes ao quadriénio 1955-1958 e relativos a 31 de Dezembro de cada um dos anos:

Passivo

É, porém, através do volume das operações realizadas na filial de Goa do Banco Nacional Ultramarino que melhormente se verifica a evolução do comércio bancário, pelo que expomos a seguir um quadro elucidativo do mesmo em cada um dos anos do driénio de 1956-1958:

Por aqui se verifica que em 1958 diminuíram sensivelmente a compra de cambiais e a abertura de créditos para importações, movimento este que foi acompanhado pelo valor dos empréstimos feitos a particulares, que descontaram as letras sem que tenha havido protesto de uma única letra.

Por outro lado, e não obstante ter diminuído em 1958 - como adiante se verá - o comércio externo da província, as transferências para o exterior aumentaram em mais 7 milhões de rupias em comparação com as realizadas em 1957, que por sua vez já as aumentava de 5 milhões relativamente a 1956.