Este aumento acompanhou, portanto, o aumento de circulação de notas, mas não na mesma proporção, pois enquanto o aumento da circulação de notas em 31 de Dezembro de 1958, em relação à mesma data de 1957, foi de 3,48 por cento o da moeda metálica foi de 0,01 por cento.

Segue-se um quadro elucidativo da situação da moeda metálica divisionária da província em 31 de Dezembro de 1958:

Comércio externo e balança comercial Balança de pagamentos O mapa que segue elucida-nos sobre a evolução da balança comercial no último quadriénio, 1955-1958:

Conforme se constata, a balança comercial, segundo a tradição, fechou com déficit, e este maior do que nos anos anteriores, à excepção de 1955. A importação, seguindo o ritmo crescente verificado nos últimos anos, foi superior à de 1957, enquanto a exportação diminuiu sensivelmente devido, segundo informação da província, à menor exportação de minério, mais pelo seu valor do que pela sua tonelagem.

Eis agora um quadro, segundo as classes da pauta aduaneira, referente à importação havida em cada um dos anos do quadriénio 1955-1958:

Analisando este quadro, vê-se que em 1958, e em relação a 1957, aumentou a importação de «Animais vivos», a Máquinas, embarcações, etc.» e «Manufacturas diversas» e diminuiu a de «Matérias-primas», «Fios, tecidos, etc.» e «Substâncias alimentícias».

A maior percentagem de aumento verifica-se na classe de «Máquinas, embarcações, etc.º, devido ao desenvolvimento da indústria mineira, que, para exploração das minas, passou, pouco a pouco, a empregar os respectivos apetrechos mecânicos, não só por escassez de mão-de-obra, como também para aumento do ritmo de produção. Além disso, esta classe inclui também as máquinas e tractores, tão necessários para o desenvolvimento do fomento agrícola, o qual está sendo intensificado pelo Governo em vários sectores, principalmente no sentido de se conseguir a auto-suficiência em arroz, principal alimentação da população do Estado da Índia.

Vêm a seguir as «Substâncias alimentícias», nas quais avulta o arroz; conf orme se verifica, diminuiu sensivelmente a sua importação, a corroborar a eficiência das medidas de intensificação de produção do cereal preconizadas pelo Governo.

Segue-se um quadro das principais mercadorias importadas pela província em cada um dos anos do quadriénio 1955-1958: