Segue-se um quadro elucidativo das principais mercadorias importadas pela província no biénio de 1957-1958 e elaborado em ordem decrescente dos valores atingidos em 1958 pelas referidas mercadorias:

(a) Cabeças.

Como se vê, na importação predomina o comércio de ouro fino, embora em relação ao ano anterior acuse em 1958 uma quebra de 20 710 kg, no valor de $ 151:149.219,00.

A seguir, e também a relativa distância das outras mercadorias, vem o arroz, base da alimentação dos naturais da província, cuja importação sofreu igualmente uma quebra sensível em relação a 1957.

Segue-se um quadro elucidativo da importação havida em cada um dos anos do quadriénio de 1955-1958, com as várias mercadorias importadas distribuídas pelas seis classes da pauta aduaneira:

Em face deste quadro, verifica-se que o movimento da importação sofreu quebra em todas as classes da pauta, com a excepção das de «Fios, tecidos, etc.» e «Manufacturas diversas».

Por outro lado, verifica-se também que a de maior preponderância é a de «Matérias-primas», classe onde se inclui o ouro fino, que, como se disse já e se pode, de resto/verificar no quadro das principais mercadorias importadas pela província, é de longe a de maior valor económico.

Conjugando ainda os dois últimos quadros, infere-se que o aumento sofrido pela classe «Fios, tecidos, etc.» se deve ao acréscimo de importação dos tecidos diversos e da seda, principalmente, enquanto que o registado em «Manufacturas diversas» se deve, na sua maior parte, à maior importação de calçado e artigos de toilette, os quais, aliás, não figuram no primeiro quadro - das principais mercadorias importadas -, por não terem atingido 1 milhão de patacas. Mas, realmente, importaram-se em 1958 mais do que em 1957 19 253 kg de sapatos, no valor de $ 45.094,00 e mais 64 500 kg de artigos de toilette, no valor de $ 902.349,00.

E, ainda sobre a importação, eis, por último, dois novos quadros: o primeiro elucidando-nos sobre os for-