6.º Os artigos 1.º a 9.º, inclusive, corpo do artigo 13 º e artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 34 590, de 11 de Maio de 1945;

7.º Os artigos 8.º a 14.º, inclusive, do Decreto-Lei n º 35 165, de 23 de Novembro de 1945;

Pela amostra, creio que ficamos elucidados ... Que mais não fosse, só pois esta construtiva demolição, já tem valido a pena!

Das disposições agora consagradas, muitas vêm beneficiar as empresas,/como as que facilitam e simplificam os serviços e as formalidades até aqui exigidas e as que regulamentam a concorrência da televisão; outras beneficiam empresas e artistas, como as que definem os termos da concorrência estrangeira no nosso país, as que prevêem recintos de espectáculos em edifícios mistos e isenções de taxas para os novos cine-teat euforia de que se vêm revestindo ultimamente as manifestações folclóricas

As vantagens obtidas através da expansão da arte, e pela divulgação cultural entre o maior número de pessoas, são ultrapassados pelas desvantagens de um mundo atropelado pela velocidade e cujos valores estão desvairados, minimizados, ou ao invés.

Houve países, como a Alemanha, em que, apesar de tudo, se manteve sempre bem alto o amor ao teatro, graças ao auxílio que, desde cedo, o Estado lhes prestou. A tal ponto chegou o entusiasmo que, quando a vitória aliada lançou o povo germânico na mais extrema dificuldade e a braços com privações sem nome, os recintos de teatro -geralmente em ruínas- continuaram repletos de um público apaixonado; os actores, nos ensaios, chegavam a desmaiar de fome - e, entretanto, nenhum protesto se levantou contra a reconstrução dos teatros, que precedeu outras reconstruções, numa altura em que a falta de habitações era verdadeiramente angustiosa !

Mas, se atentarmos bem no que vai por esse Mundo fora, anotaremos um geral coro de lamentações Na Rússia, por exemplo, o caso tomou o aspecto de uma crise alarmante de originais, provocada pelo receio que os autores manifestam de se arriscarem, nas suas peças, a sair da rígida ortodoxia definida pelo Partido. O nível das obras foi decaindo mais e mais, a ponto de não haver possibilidades de atribuir o Prémio Estaline, como nos anos de 1950 a 1952.

A pobreza dos textos era compensada pela riqueza das montagens e pelos jogos bizantinos da encenação. No entanto, o público fartou-se desses espectáculos sem pensamento, baseados em sensações e vazios de texto, tendo sido, por isso, necessário lançar mão dos autores clássicos que obtiveram e continuam obtendo êxito um tanto alarmante - e que foi preciso moldar em interpretações políticas «convenientes».

Na França, desde 1939 a 1954, os preços dos bilhetes aumentaram 15 vezes, ao passo que o custo da vida aumentou 25 vezes. Entretanto, nesse período, as despesas de montagem de uma peça aumentaram de 30 a 40 vezes, Todavia, têm os empresários a consciência segura de que, a aumentar o preço dos bilhetes, se dará, fatalmente, a curto ou a longo prazo, a deserção do espectador Pui outro lado, não é brilhante o estado do público de teatro, em França, nem o dos empresários. Muitas iniciativas, das melhores, são sustentadas pelo público estrangeiro quê passa por Paris. Mesmo assim, Barrault declarava que fazia cinema com o simples intuito de ganhar o dinheiro que iria perder no teatro.

Na Itália, dada a desesperada situação financeira do Teatro da Opera de Roma, chegou-se a pensar, em tempos, na possível hipoteca do imóvel em que o teatro se encontra instalado.

E nem a Inglaterra fica isenta de várias dificuldades.

Vem isto a dizer que os problemas não sua privados do nosso país.

Em 1950 votou a Assembleia Nacional a Lei n º 2041, que criou o Fundo de Teatro, lei que só viria a ser regulamentada quatro anos depois, por decretos de 31 de Maio de 1954. O Fundo do Cinema Nacional, criado pela Lei n.º 2027, de 18 de Fevereiro de 1948, foi mais feliz, pois a sua regulamentação só demorou um ano Mas nem por isso foi muito longe, não lhe valeu de grande coisa . . E certo que, uma vez por outra, lá ganhamos um ou outro prémio de curtas metragens, pretexto agradável de certas representações ou digressões turísticas ... A coisa vai a tal ponto que, hoje, uma das mais insistentes reclamações das empresas exigidas é que se ponha cobro às exigências da Lei n º 2027 e do Decreto n.º 40 715, no. que respeita ao contingente de filmes portugueses a exibir obrigatoriamente dada a impossibilidade de, por deficiência de produção nacional, satisfazer lusamente as imposições legais Está constituída a comissão encarregada de proceder à revisão dos diplomas que estabelecem o regime