Para consumidores que ressalvem o período da ponta lia ]á tarifas mais favoráveis que as normais Num quadro mostramos as tarifas de alta tensão em vigor desde meados de 1958 nos concelhos de Montemor-o-Novo e Montijo para os consumidores que ressalvem a ponta.

Para usos agrícolas os preços indicados no quadro ainda têm um desconto de 10 por cento.

Nas horas de ponta da rede distribuidora os utilizadores só podem consumir o que for estipulado no contrato, geralmente perdas a iluminação de vigilância.

Isto para os consumos diurnos e nocturnos; ora para utilizações só nocturnas e das 23 horas às 7 horas e 30 minutos a tarifa ainda pode ser mais favorável.

Se ao fazer as obras de abastecimento de água às populações rurais se construírem os reservatórios com capacidade suficiente para permitirem a bombagem só de noite e nas horas moitas do diagrama de cargas da rede, a tarifa poderá aproximar-se dos $40/KWh, sem sacrifício para as empresas eléctricas.

As concessões da grande distribuição vão ser todas revistas após a regulamentação da Lei n º 2002, que está a ser ultimada Nessa revisão serão fixadas as tarifas de venda de energia consoante a natureza dos consumos. Haverá preços diferentes para a energia de Verão ou de Inverno e paca a energia diurna ou nocturna.

A bombagem praticada só no período nocturno das 23 horas às 7 horas e 30 minutos proporcionará o abastecimento de água às populações rurais com tarifas de energia eléctrica favoráveis

Sr. Presidente durante o debate da proposta de lei relativa ao II Plano de Fomento tive a honra de subscrever, com outros colegas mesta Câmara, uma moção que recomendava ao Governo a inclusão no II Plano de Fomento dos obras de abastecimento de água às populações rurais.

Estos obras, de extraordinária importância social e humana, ficam incluídas nos planos de fomento Dirijo, por isso, desta tribuna o nosso agradecimento ao Governo e ao Ministro das Obras Públicas.

Vozes: - Muito bera!

O Orador: - E antes de terminar quero também deixar aqui uma palavra de justo apreço a todos os que na Direcção dos Serviços de Salubridade deram o seu contributo à tarefa preparatória do que vai seguir-se à aprovação desta lei, e especialmente ao seu director, o distinto engenheiro Macedo Santos, que sobre o assunto elaborou um primoroso e exaustivo trabalho, onde os vários problemas são tratados com grande extensão e profundidade.

O Sr Brito e Cunha: - Muito bem!

O Orador: - Sr Presidente e Srs. Deputados: o abastecimento de água às populações rurais é mais ama conquista que está à nossa frente.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão. A próxima será no dia 9 do corrente, tendo por ordem do dia a discussão da proposta de lei de autorização de receitas e despesas paxá 1960 e a continuação do debate sobre a proposta de lei de abastecimento de água das populações rurais.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agnelo Ornelas do Rego

Alberto Carlos de Figueiredo Franco Falcão.

Alberto Henriques de Araújo.

Alberto Pacheco Jorge.

Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior.

Américo da Costa Ramalho.

António Bartolomeu Gromicho.

António Pereira de Meireles Rocha Lacerda.

Armando Cândido de Medeiros.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Duarte Pinto de Carvalho Freitas do Amaral.

Frederico Bagorro de Sequeira.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge Pereira Jardim.

José António Ferreira Barbosa.

José de Freitas Soares.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Nunes Fernandes.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Ramiro Machado Valadão.

Urgel Abílio Horta.