nada ou quase nada ter para oferecer aos seus filhos, impele-os a trocarem-no por outros onde a vida é, aparentemente, menos dura ...

Vozes: - Muito bem!

melhor serve o alto interesse nacional que a ditou.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E para bem se avaliar da necessidade de uma vigorosa política de realizações tendentes ao melhoramento apontado, para se aquilatar do atraso considerável a que nos deixámos chegar, basta considerar que, pelo condicionalismo agora vigente e à sombra do seu ritmo retardado, sem embargo do incontestável valor da obra realizada nas últimas décadas, ainda na actualidade muito mais de duas dezenas de milhares de povoações se debatem com os muitos problemas emergentes do inexistente ou defeituoso abastecimento de água, sendo até. volumoso o número daquelas que só podem dispor do preciso líquido através de obsoletas e trágicas fontes de chafurdo, que são verdadeiras e repugnantes antecâmaras da doença e da morte.

Ora, demonstrado ficou pelo consciencioso estudo referido, cuja seriedade é manifesta, que, na actual cadência de realizações, haveriam de decorrer mais de duas centúrias antes que se atingisse o estádio de melhoramentos que se mostra necessário atingir em tempo conveniente.

Esse ritmo, traduzindo o impulso fornecido pelo investimento anual de cerca de 25 000 contos, se for aumentado apenas para 40 000 contos, como a proposta indica, deixará demonstrado ser ainda necessário o decurso de pouco mais ou menos oito ou nove décadas para se chegar a um certo equilíbrio.

Não importa, porém, tomar ao pé da sua expressão a duração desses prazos; o que, na verdade, mais interessa considerar é que não é lícito minimizar o conjunto de problemas do abastecimento de água às populações rurais, por eles concernirem à própria estrutura da vida nacional, dado que a condicionam a mais de metade da nossa população.

Estas ligeiras considerações mostram com clareza que o financiamento previsto para os seis anos do vigência do II Plano de Fomento, no total de 320 000 contos, não permitirá realizar o conjunto de trabalhos que se deveriam executar para que os índices da apontada carência experimentem a queda de valor que se impõe.

Não se esqueça que a proposta de lei que se discute apenas considera as povoações com mais de 100 habitantes, deixando ainda no seu primitivismo ou entregues à sua abominável míngua todas aquelas cuja população é inferior, e suo mais de dezena e meia de milhares ...

A insuficiência do investimento anotado mais avulta quando se considere que, segundo a lição dos dados oficiais, obtidos com cautelosa observância das realidades, se tornam necessários aproximadamente 2 750 000 contos para se levar a cabo, dentro dos moldes agora fixados, o previsto abastecimento das povoações com mais de 100 habitantes que, em número de 11 200, se arrolaram na metrópole e nas ilhas adjacentes.

Se para a conclusão deste abastecimento se quiser fixar um período de dezoito anos de administração, isto é, se se quiser repartir por três Planos de Fomento - o que parece perfeitamente ajustado a um ritmo cauteloso de realizações -, seria necessário que em cada Plano se investissem cerca de 900 000 contos, ou sejam 150 000 contos por cada ano de vigência.

É efectivamente muito grande a diferença ...

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A insuficiência do investimento previsto mereceu também o justo reparo da Câmara Corporativa, como se alcança do seu douto parecer.

Ali se faz notar que, destinando-se cerca de 6009 coutos da verba anual de 40 000 contos as despesas do inventário hídrico do País com vista a conhecerem-se as possíveis origens da água a captar e à elaboração da projectos para obras, restará apenas uma disponibilidade mensal de 34 000 coutos para efectivo fomento das obras, o que, ao cabo e ao resto, se traduz em aumento muito pouco sensível das dotações previstas no regime anterior.

O facto torna altamente desejável que sejam devidamente consideradas as disponibilidades nacionais em ordem a um aumento substancial dos auxílios do Estado aos que com ele irão colaborar na conveniente execução deste importantíssimo capítulo do II Plano de Fomento.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O exame do programa geral dos seus investimentos e da estimativa da repartição dos encargos deixa antever a possibilidade de, sem grandes mutações, se fazerem convergir para a aceleração da patriótica campanha do abastecimento de água às populações rurais os meios indispensáveis.

Não faria sentido que, perante necessidades essenciais de tanta monta para satisfazer, se desviassem os recursos nacionais da sua missão específica de as mitigarem se as não puderem resolver completamente, colocando-os a criar outras riquezas que seriam sempre incompletas por não deixarem estabilizadas as condições de vida daqueles a quem se destinam.

O voto da Câmara Corporativa para que se reforce até aos convenientes limites a verba que se deixou referida representa, assim, mais do que uma valiosa sugestão, o instante apelo da própria consciência nacional, dolorida perante o mundo de inibições que lhe foi dado conhecer.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Vem a propósito considerar de seguida, ainda que com a leveza que se impõe, a posição das câmaras municipais - que são os organismos específicos