bancários e empresas seguradoras, constitui suficiente garantia da conservação dos títulos e das próprias folhas de cupões, pelo que não pareceu necessário substituir a renovação das folhas pela completa renovação dos títulos, como se fez relativamente a anteriores operações semelhantes. Acresce que a circulação de uma folha de 70 cupões durante 17 anos e meio não parece excessiva em comparação com a duração atribuída às de outros empréstimos, e tanto mais que, ainda assim, o valor total dos cupões nào excede o valor do reembolso, verificando-se, portanto, absoluta observância do disposto na alínea a) do artigo 64.º do regulamento.

Nesta conformidade, e de harmonia com as instruções publicadas no Diário do Governo n.º 229, 2.ª série, de 30 de Setembro de 1958, a Junta procedeu, a partir de 15 do imediato mês de Outubro, à entrega da nova folha de cupões aos portadores dos 19 555 títulos subsistentes, por não terem sido sorteados para amortização nem estarem inv ertidos em dívida inscrita.

Folhas levantadas ........ 18 895

Folhas por entregar 660

Questões doutrinais e actividades ou decisões especiais da Junta

Atendendo à grande afluência de público nos primeiros dias de pagamento da renda vitalícia, em Lisboa, convidam-se os interessados a comparecerem na sede da Junta em dias escalonados, conforme a numeração dos certificados. Ressalva-se, porem, o direito de pagamento imediato ou dentro do prazo da prescrição (cinco anos) sempre que os interessados assim o desejem ou reclamem. O portador de móis de um certificado deverá ser atendido no mesmo dia em relação aos demais em seu poder, tendo-se em consideração, para aquele efeito, o de número mais baixo. Assim, a título experimental e a partir do vencimento do 4.º trimestre do ano

corrente (2 de Dezembro), aconselha-se a observância dos escalões de pagamento referidos no seguinte quadro:

Como ressalta claramente do título - aviso-recomendação - e dos termos em que está redigido, a Junta não fez qualquer imposição aos portadores de certificadas de renda vitalícia, nem os privou de alguns dós seus direitos, limitando-se a sugerir-lhes um procedimento que serve a sua comodidade e os seus interesses mais do que os dos serviços.

Regista-se com satisfação a forma compreensiva por que a sugestão foi acatada.

III

Contas da gerência TESOURO. - Das actividades exercidas pela Junta resultam coutas com o Tesouro (mapa n.º 5), cujos saldos podem agrupar-se nas classes seguintes: Encargos da dívida pública:

O saldo, que em 31 de Dezembro de L957 fora apurado na importância de 75.855198. no fim da gerência de 1958 passou a ser de ............ 78.230$23 Encargos de administração:

Verificara-se no final da gerência de 1957 um saldo de 11.416$80, que em 31 de Dezembro de 1958 era de ...... 84.337$60 Emolumentos, taxas e selos:

Apurou-se no fim da gerência um saldo de ............ 1:831.062$10

que se detalha no mapa seguinte:

Cobranças efectuadas durante a gerência a favor do Tesouro