clarecida. Os estados Unidos são hoje mercê dos eu incomparável poderio militar e económico os principais orientadores e os mais poderoso sustentáculo da política de defesa do mundo ocidental. Desta sorte é indispensável que se encontrem bem informados do que se passa em África onde os seus adversários tem procurado minar a sua e a nossa segurança. Como já tive ocasião de afirmar em outras ocasiões penso que toda a acção antieuropeia impulsionada em África corresponde a uma perigosa diminuição da segurança do Ocidente e portanto do seu principal paladino dos Estados Unidos.

Mas tenho sobretudo a acrescentar que se lamentamos o que está sucedido em África no que representa de prejuízos materiais e morais para as populações por vezes arrastadas sem defesa própria para que situações trágicas de desorientação se lamentamos o que de mau se está passando fora dos territórios portugueses o que sobretudo desejamos afirmar é que a Nação Portuguesa nada tem que ver com esses aco ntecimentos nem para eles concorreu de qualquer maneira. Se o nosso exemplo pelo contrario pelo que significa do entendimento humano e compreensão e respeito mutuo e fraternidade tivesse sido seguido e não combatido ou criticado o curso dos acontecimentos teria sido bem diferente.

Para que das minhas palavras não se possa extrair qualquer sentimento de menos simpatia para com as populações ou para com os governos dos países novos ou velhos que têm assento em África quero novamente afirmar que considero como essencial manter com eles as relações de amizade e conveniência para todos prestar ás novas nações independentes africanas todo o concurso que elas precisam e que nos seja possível dispensar de modo a facilitar a sua harmonia evolução e justas aspirações e a contribuir para p bem-estar dos seus povos estabelecendo laços de amizade e convivência como convém a quem vive não apenas no mesmo planeta como muito especialmente no mesmo continente. E como nação mais velha africana - creio que das nações actuais da África ao Sul do Sara apenas a Etiópia nos precedeu - ninguém poderá estranhar as boas-vindas que sinceramente damos a todos os estados que em África têm surgido para a vida.

Esta tranquilidade de espirito está segurança estas realidades, hão-de tê-las agora confirmado o embaixador Elbrick na sua visita á Guiné.

Teria falado com homens de varias raças e ate de varias crenças. A todos encontraria iguais no mesmo sentido da Pátria Portuguesa. Não importa o que certas propagandas vizinhas possam por vezes dizer, uma irreverência bem própria dos tempos de hoje, contra a posição portuguesa da Guiné. O exemplo que está a vista que não se esconde que se mostra o exemplo vivo do progresso da terra e da boa disposição da gente tudo destruirá.

Não posso deixar passar esta oportunidade sem me referir á acção do distinto governador que a Guiné tem a felicidade da historia de África. Raras vezes se reúnem numa mesma pessoa tão apro priadas qualidades para exercer tão alta magistratura. Firmeza e lealdade inteligência e coração esforço e confiança, dignidade e compreensão decisão e serenidade são atributos de que o comandante Peixoto Correia dispõe para com um conhecimento perfeito dos problemas e dos homens da Guiné ser estimado e obedecido ser admirado e respeitado, ser em suma o chefe activo e empreendedor em que todos confiam e de quem todos esperam o exemplo e o amparo justiça e orientação.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:- No seu regresso o embaixador Elbrick passou por Cabo Verde, e também ali pode observar o esplêndido exemplo de paz étnica e social que as ilhas oferecem. Mais do que paz - afectividade.

Cabo Verde é uma obra acabada do coração e de inteligência. É o primeiro padrão social da expansão portuguesa, no qual se pode rever o germe da empresa do Brasil. O processo de assimilação está terminado. De há muito que a província se tornou, por sua vez um foco de irradiação da cultura portuguesa para o continente africano.

Nas suas palavras o insigne diplomata não quis deixar de referir a actividade que por toda a parte verificava. Naquelas ilhas sofredoras, tão castigadas pelas adversidades do clima, está decorrendo um surto de progresso que muito pode contribuir para a modificação das precárias condições de vida em que tanto e tão eficazmente se tem empenhado o seu ilustre e activo governador, tenente-coronel Silvério Marques. Entre as obras o porto Grande de S. Vicente, essa aspiração secular de Cabo Verde, ocupa o primeiro lugar e será a maior realização de todos os tempos, a inaugurar dentro de poucos meses.

São estas realidades (que caracterizam a posição portuguesa no Mundo e que fazem com que o caso português nada tenha que ver com os problemas de outras nações são estas realidades que conviria chegassem ao conhecimento dos orientadores do povo americano povo que muito admiro e estimo pelo seu idealismo e pela sua sinceridade. Nas minhas digressões pelos Estados Unidos tive em numerosas ocasiões oportunidade de publicamente expor a situação portuguesa nas províncias de além-mar. Deparam-se-me quase sempre auditórios que não conheciam os nossos problemas e os julgavam iguais aos de todas as outras nações europeias com interesses em África. Perante as minhas informações, de que não duvidavam, era lambem geral a compreensão da razão que nos assistia.

O que o ilustre embaixador poderá dizer dos nossos territórios há-de destacado homem publico embaixador Burke Elbrick que com tanta elevação representa entre nós os estados Unidos da América.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.