O aumento dos impostos tem sido contínuo, mas, no período que decorreu desde 1950, só em 1956 atingiu os 150 000 contos, descendo a cifra muito baixa

(47 100 contos) em 1954. A subida em 1958, sem ser espectacular, foi superior ao dobro do maior aumento nos últimos nove anos e o índice, que até 1955 se mantinha nas proximidades em baixo do índice dos preços e o ultrapassa em 1956, atingiu 377 em 1958.

Serão examinadas adiante as causas desta grande desenvolvimento verificado em 1958. O exame do mapa publicado a seguir dá uma primeira ideia do pormenor do comportamento dos impostos directos, com a indicação dos impostos em que se deram as principais alterações em relação ao ano anterior:

A contribuição industrial, o imposto sobre a aplicação de capitais e o imposto complementar foram as três grandes fontes dos acréscimos verificados em 1958. Em conjunto acresceram o capítulo do 234 000 contos, números redondos.

Todos estes impostos incidem ou devem incidir sobre rendimentos, embora alguns deles sejam classificados sol ira a produção.

As receitas dos impostos sobre transmissões - sisa e sucessões o doações - também melhoraram apreciavelmente.

Pode considerar-se satisfatória a evolução dos impostos directos em 1958, embora ainda haja possibilidade de grandes melhorias, sobretudo no que diz respeito às bases de lançamento. As cobranças no imposto sobre rendimento dependem muito da boa vontade e do dever cívico do contribuinte e a tendência que prevalece em todos os países, mais nuns que noutros, é a da fuga, ou pelo menos de uma interpretação da lei contrária muitas vezes ao que ela na verdade contém.

Gomo se nota nos impostos directos, há quatro rubricas que produzem mais de três quartas partes (76,4 por cento), do total. São as contribuições predial e industrial e os impostos complementares e sobre as sucessões e doações.

O imposto sobro a aplicação de capitais, a sisa e o imposto profissional preenchem quase inteiramente a parte restante.

A seguir publica-se um quadro que dá a influência desses impostos no conjunto do capítulo: