No caso da capitação por habitante, Lisboa, Porto e Setúbal, com mais de 100$, são os de maior relevo.

Em Bragança e Vila Real a capitação é de 24$, o que denota o seu pequeno desenvolvimento industrial e comercial.

dicionais à contribuição industrial Os adicionais à contribuição industrial somaram 162 044 contos e são superiores aos adicionais à contribuição predial, cuja distribuição já foi indicada acima.

Os dois adicionais, por destinos, foram os que seguem:

Ao todo, as câmaras municipais receberam por força de adicionais a estas duas contribuições 207 117 contos. Não é possível fazer agora a sua destrinça por distritos e até por concelhos. Mas ver-se-ia, se assim se fizesse, que as Câmaras Municipais de Lisboa e Porto recebem o maior valor.

Deste modo se mostraria a situação precária em que vive grande número de municípios. A receita cobrada no imposto profissional foi de 113 95G contos (mais 9390 coutos do que em 1957). Mas liquidou-se, como em todos os anos, quantia maior.

A cobrança deste imposto tem aumentado, devido, sobretudo, ao acréscimo do número de colectas, em especial as d« empregados por conta de outrem.

E assim que a maior importância no imposto cobrado se deu nesta rubrica.

O número de colectas nas profissões liberais também aumentou de 14 699 em 1907 para 15 178 em 1958.

Deste modo, o imposto profissional nas classes liberais, embora maior do que em 1957, teve um acréscimo mais pequeno.

A seguir dá-se a súmula do imposto profissional durante certo número de anos:

O número de colectas nos empregados por conta de outrem mais do que dobrou desde 1938, o mesmo acontecendo com o número de contribuintes no imposto profissional. Esta classe é a maior produtora de receita neste imposto, pois atingiu perto de 100 000 contos. A matéria tributada tem-se desenvolvido bastante, atingindo 4 841 586 contos em 1908, com maior imposto liquidado de 101 496 contos.

A seguir indica-se a matéria tributada, que tem a sua mais elevada expressão nos salários e vencimentos:

O aumento nas importâncias sobre que recaiu o imposto foi da urdem dos 429 387 contos, quase idêntico ao que teve lugar em 1957.

A distribuição geográfica do imposto liquidado, por distritos, consta do quadro seguinte:

Verifica-se a grande influência dos distritos de Lisboa e Porto. O de Lisboa contém mais de metade do imposto liquidado.

Profissões liberais Embora menos produtivo do que a classe dos empregados por conta de outrem, o imposto que recai sobre as profissões liberais também se tem desenvolvido nos últimos anos. A cobrança por verba principal anda a roda de 16 656 contos, um pouco mais do que em 1957.