favoravelmente na exportação nacional, embora trouxesse alguma compensação nas importações.

A seguir indicam-se as exportações, com as percentagens de cada classe pautal no conjunto:

As matérias-primas, que chegaram a exercer uma preponderância no conjunto, da ordem dos 32 por cento em 1956, já influem apenas com 25,6 por cento. E o valor caiu de 2 761 000 contos naquele ano para 2 120 000 contos. A manterem-se as actuais condições, é natural descida ainda maior nesta classe pautal. O que há de apreensivo nas exportações é a descida nos valores unitários. Este facto deu-se em quase todas as classes pautais, como se nota no quadro que segue, onde também se inclui, para efeitos de comparação, o ano de 1937 - o de maiores exportações no período anterior a guerra:

Em primeiro lugar verifica-se que o custo unitário de 3.138$ em 1958 foi inferior a 3.259$, correspondente ao custo de 1957. E, assim, embora haja um aumento da ordem das 101 300 t na exportação, apenas se deu acréscimo da ordem dos 10 000 contos no valor, o que é pouco.

Pondo de lado os animais vivos, e considerando apenas as restantes classes de exportações, podem examinar-se os reflexos das diversas exportações no conjunto:

O esteio das exportações em 1958 foram as substâncias alimentícias. O aumento foi grande, tanto em tonelagem como em valor, apesar da diminuição de cerca

de 1.000$ no valor da tonelada exportada, quando se comparam em cifras com as de 1957.

Também as manufacturas diversas trouxeram um reforço as exportações, com o aumento de 3715 t e 60 868 contos. Neste caso o valor da tonelada exportada subiu de mais de 128$, o que, não representando muito, augura bem dos fabricos nacionais. O problema da exportação de matérias-primas e substâncias alimentícias, que representam 57,5 por cento nas exportações, considerados os valores, tem dificuldades, não por motivo de faltas na tonelagem susceptível de ser exportada, mas pela tendência manifestada no sentido descendente pelos valores unitários.

Principais exportações A gama das exportações nacionais ou nacionalizadas tem-se alargado um pouco nos últimos tempos e também se deram alterações nos valores da exportação.

O quadro que habitualmente se publica com os valores das principais exportações é alterado este ano, porque algumas das mercadorias consideradas fundamentais na exportação perderam muito do seu interesse, como, por exemplo, o volfrâmio, que em 1958 concorreu com apenas 35 000 contos.

A seguir publica-se uma lista que indica as principais exportações em 1958.