(b) Os números de Moçambique foram rectificados

Dois factores sobressaem dos números do ano de 1958 a descida no total das importações o a subida no das exportações.

Estes dois factores produziram melhoria apreciável na balança de comércio, que só traduziu na balança de pagamentos por cifra superior a l milhão de contos, visto ter passado de saldo negativo em 1957 para positivo em 1958. Já acima foi referida a influência de algumas mercadorias na importação e exportação. O problema que causa, maiores apreensões na balança do comércio externo é, sem dúvida, o das exportações. Há necessidade de a diversificar e de alargar a gama dos produtos exportáveis.

Alguns de certo interesse no comércio da metrópole, como as conservas, os óleos minerais, e, até certo ponto, os tecidos de algodão, contêm matérias-primas importadas. E embora a sua influência seja grande na balança do comércio, ela representa um valor real menor, por haver necessidade de lhe subtrair o que foi importado como a folha-de-flandres e outros produtos.

A cortiça, na metrópole, e o café, no ultramar, com alio valor na exportação, são valores líquidos,- assim se pode dizer, e por isso todos os anos se isolam esses valores no conjunto.

No quadro a seguir assim se fez, de modo a aquilatar da sua influência real mi balança de comércio e de pagamentos:

Tanto num como noutro produto vem a diminuir em valor absoluto o seu peso na balança de comércio. O café diminuiu mais do que a cortiça, porque nesta última influi a cortiça manufacturada, que tem mantido os seus valores.

No caso do café estamos longe dos anos de 1951 e 1953, em que as exportações subiram a quantias superiores a l 500 000 contos. A baixa não foi de maior relevo devido ao aumento das quantidades exportadas.

A soma dos dois produtos, que já atingiu quantia superior a 3 milhões de contos, pouco passou de 2 0OO 000 ,em 1958.

Outros impostos indirectos A subida no imposto do selo tem sido muito pronunciaria nos últimos anos. O seu valor passou de 590 747 contos em 1956 para 695 028 contos em 1958. O aumento em dois anos foi, assim, da ordem dos 104 300 contos, como se nota a seguir:

(a) Não Inclui 15 contos do antigo Imposto sobre as transacções.