As principais variações para mais tiveram lugar nos reembolsos das províncias ultramarinas, garantias de juros, metais para amoedar e materiais fornecidos pelo Ministério da Marinha. Nas reposições não especificadas, que são muitas, há um grande acréscimo.

Nos encargos de vários empréstimos, no total de 30 994 contos, a verba maior é a dos pagamentos feitos poios correios, telégrafos e telefones (14 253 contos) relativa ao empréstimo de 419 300 contos. Outras verbas de menor volume dizem respeito a casas económicas e a portos. A única verba nas garantias de juras refere-se ao caminho de ferro de Mormugão e é de 2806 contos. As outras rubricas falam por si, com excepção da que aparece sob a designação de "Diversos", que pode decompor-se da forma que segue, mencionando-se apenas as importâncias de maior relevo:

contos:

Para amortização do empréstimo

Construção de casas económicas .................. 42 342

(Construção do aeroporto de

Reembolso pelo Município com a construção

e reparação de escolas primárias ............... 11 364

Além destas verbas há muitas outras, embora de menor interesse em valor, que dizem respeito a reembolsos, alguns com compensação em despesa.

Imposto de camionagem e taxa de compensação ................ 76 425

A receita das consignações diminuiu 19 541 contos, devido à grande quebra nos fundos especiais de fomento.

Obras de assistência Ainda aumentou a receita consignada a estas obras, que atingiu 77 682 contos, mais 1770 contos do que em 1957. A verba desdobra-se como segue:

Em "Outras receitas" inclui-se o serviço anti-sezonático, com 3000 contos, a Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância, com 5447 contos, os fundos de socorros a náufragos (918 contos), as Casas dos Pescadores (284 contos), a edição do livro único (020 contos) e outras. A receita desta rubrica subiu de cerca de 684 contos. As verbas mais salientes são:

contos

Fiscalização das fábricas de cerveja e outras ........... 638