Encargos da divida Tem interesse apontar a evolução dos encargos da divida pública, que se arredondaram em 1958 em 756 438 contos. Mas, como já se fez sentir acima, os números englobam amortizações e encargos de empréstimos com aval do Tesouro.

Haverá, pois, que deduzir as cifras que lhes dizem respeito, se se quiser chegar a uma conclusão sobre o que o Estado paga em juros e outras despesas.

No quadro a seguir consideram-se as verbas totais pura certo número de anos:

Repare-se na evolução dos números da última coluna, que dá o aumento ou a diminuição respeitantes ao ano anterior.

A partir de 1950 os encargos aumentaram bastante, devido, por um lado, aos empréstimos com aval do Estado e, por outro lado, a maiores amortizações.

A diferença para mais desde 1950 é já de 332 458 contos.

Discriminação doa encargos A discriminação dos encargos da dívida mostra a influência das amortizações e faz sobressair o que custa cada uma das modalidades da dívida.

Como era de esperar, a dívida fundada com 354 047 contos de juros representa, por grande percentagem, a maior parte dos encargos da dívida.

Os encargos em 1958 podem ser discriminados pela forma que segue:

As amortizações da dívida fundada, empréstimos com rival do Estado e dívida externa (plano Marshall), além de diversos empréstimos e prémios de amortização, subiram a 221 572 contos em 1957. Passaram paru 233 577 coutos, um pouco menos de um terço do total 'dos encargos.

Tendo em vista o que acaba de se dizer, a distribuição dos encargos da dívida pode assumir a forma que segue:

A renda diferida aumentou bastante em relação ao ano anterior. Gomo ela se inclui na rubrica "Outros", a sua percentagem no total dos encargos subiu.

Apesar disso manteve-se a influência das amortizações, à roda de 31 por cento do total.

Esta rápida análise da dívida pública mostra que ela não pesa indevidamente nas despesas. O total dos encargos, incluindo alta percentagem para amortizações, corresponde a 11,4 por cento das despesas ordinárias. Esta percentagem seria menor se fossem deduzidos os encargos respeitantes aos empréstimos com o oval do Tesouro, ou 89 056 contos. Então o peso da divida na despesa ordinária seria da ordem dos 10 por cento.

Não se fazem comparações do encargo da dívida pública nacional com o de outros países. As comparações