não seriam razoáveis, porquanto o nível das despesas em Portugal é baixo - de modo que o peso da dívida se acentua.

Quanto às capitações da dívida efectiva, acima indicada, ela não é de molde a levantar cuidados. A capitação é relativamente baixa. Haverá lugar para maior

recurso ao crédito desde que os dinheiros mutuados sejam aplicados em fins reprodutivos que assegurem a utilização dos recursos potência:". O próprio desenvolvimento promoverá o acréscimo de receitas públicas que podem compensar agravamentos nos encargos da dívida. As classes inactivas custaram ao Estado em 1958 cerca de 359 400 contos. A verba que mais avoluma o custo é a do subsídio à Caixa Geral de Aposentações, que foi de 287 104 contos em 1958, sensivelmente igual ao do ano passado. A única cifra de relevo que vem a aumentar refere-se ao subsídio concedido anualmente ao Montepio dos Servidores do Estado, que subiu para 47 000 contos, mais 2000 contos do que no ano anterior. Nos últimos três anos a elevação deste subsídio foi de 5000 contos.

As outras verbas têm menos significado, como se nota a seguir:

Os correios, telégrafos e telefones vivem em regime diferente e entregam todos os anos a Caixa Geral de Aposentações as quantias necessárias para pagar as suas pensões. Viu-se acima que a verba mais importante se refere ao subsídio do Estado a este organismo de previdência, num total de 237 104 contos.

Não é fácil, em vista das contas, distribuí-lo por diversas classes de funcionalismo, mas faz-se neste lugar todos os anos uma tentativa de distribuição aproximada.

A deste ano tem a forma que segue:

Contos

Forças armadas:

Marinha ......... 17235 No orçamento dos encargos gerais da Nação inclui-se a despesa da Presidência da República, que somou 2612 contos, mais 587 contos do que em 1957.

A discriminação dos gastos da Presidência da República, por classes de despesas, nos dois últimos anos, é a do quadro que segue: Não é possível com os elementos à vista fazer a discriminação das despesas da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa. No conjunto elas foram as que seguem:

Contos

A. transportar ........ l 408

Subsídios ..............6 687

A subida, em relação a 1957, foi bastante grande (mais 2122 contos).