(a) Inclui as desposas com a 3.º Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Publica.

(b) A diferença para mais verifica-se em «Gastos confidenciais ou reservados» e subsídio à Legião Portuguesa.

(d) A diferença paru mais verificou-se nos subsídios a organismos especiais de sanidade e na verba de «Vacinas, soros e material sanitário», com a aquisição da vacina antipoliomielítica.

(e) Aumento verificado na quase totalidade rios subsídios, nomeadamente nos atribuídos a estabelecimentos hospitalares (3860 contos), a assistência à maternidade e na primeira infância (1040 contos) e na luta contra a tuberculose (15 870 contos).

(f) Proveniente do natural aumento que se vem verificando nesta dotação, e ainda em resultado da publicação dos Decretos-Leis n.ºs 41 523 e 41 671, respectivamente do 6 de Fevereiro e 11 de Junho de 1958.

Além dos serviços já mencionados, que tiveram as maiores valias de 10 562 coutos, no caso da segurança pública, e de 27 934 contos, no caso da saúde e assistência, lia a considerar menores acréscimos no abono de família (mais 9117 contos), nas despesas do Gabinete (3722 coutos) e em diversos outros departamentos.

Direcção-Geral de Administração Política e Civil Ainda se deu este ano pequeno aumento nesta Direcção-Geral. A sua despesa atingiu 17000 contos (17 342), incluindo os governos civis. Quase todo o acréscimo se deu nestes últimos, como se mostra a seguir.

Não se pode considerar excessivo o desenvolvimento da despesa, nos últimos anos. Desde 1955 ele foi da ordem dos 646 contos. Continua o reapetrechamento deste importante organismo, e por isso a despesa ainda aumentou para 19 683 contos, mais 1255 contos do que no ano anterior. As despesas de material, que incluem a compra de máquinas, elevaram-se a 2800 coutos, mais 1504 contos do que em 1957.

A seguir discriminam-se as verbas:

Parece estar a aproximar-se o tempo em que as receitas e despesas da Imprensa devam equilibrar-se. O assunto não depende apenas da Imprensa. Os serviços do Estado devem tomar medidas no sentido de fornecer texto em forma conveniente para composição e impressão e, nalguns casos, evitar alterações repetidas no texto fornecido. A conta de exploração deve ser estabelecida tendo em vista o custo do trabalho e o seu pagamento poios diversos serviços.

Há, pois, necessidade de estabelecer uma verdadeira escrita industrial, que permita o aproveitamento do material adquirido ultimamente e que já hoje forma um interessante conjunto de máquinas tipográficas, de impressão e gravura. Mas tudo deveria ser feito no sentido de manter as boas tradições gráficas da Imprensa Nacional.

Segurança pública Viu-se que as despesas da segurança pública somaram 293 570 contos, mais 10 562 contos do que em 1957. Dividiram-se como segue.