Nota. - As cifras são expressas em metros.

A últimas duas colunas têm interesse, porque dão as percentagens por distritos dos pavimentos aperfeiçoados, dos de macadame e terraplanagens.

Os distritos melhor servidos são os de Lisboa, Porto e Faro, com mais de 80 por cento de pavimentos aperfeiçoados, e Leiria, Aveiro, Coimbra, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Viana do Castelo, todos com mais de 60 por cento. Os restantes têm menos de 50 por cento, com um mínimo de 42 por cento no distrito de Viseu, logo seguido por Castelo Branco (45 por cento), Bragança (48,8 por cento) e Beja (49 por cento).

A seguir indica-se a natureza dos pavimentos e a sua distribuição pelas classes das estradas nacionais:

O quadro mostra que é já elevada a percentagem de pavimentos aperfeiçoados nos itinerários principais e estradas de l.ª (cerca de 86 por cento); a percentagem diminuiu nas outras classes, sendo de cerca de 49 nas de 3.º e de 60 nas de 2.ª Quem habitualmente lê estes pareceres e segue ano a ano o desenvolvimento da despesa deste Ministério encontrará alterações na sua estrutura. Fazer comparações com verbas de anos anteriores para indicar aumentos ou decréscimos não será fácil, porque a reforma de 1957 alterou substancialmente a orgânica do Ministério, extinguindo alguns serviços, criando outros e transferindo verbas. No entanto, foi julgado conveniente apresentar o quadro que discrimina as despesas na sua forma habitual. A sua leitura, em conjugação com os termos da reforma de Junho de 1957, permitirá avaliar em pormenor o custo dos antigos serviços englobados nos novos organismos, e assim ajuizar do desenvolvimento da despesa. Procurar-se-á no futuro dar forma ao quadro que, com mais facilidade, possa oferecer uma base de comparação, como se fazia no passado. A despesa ordinária foi de 62 444 contos, mais 3264 contos do que em 1957. A verba há-de aumentar num futuro próximo, dada a importância cada vez maior dos negócios do ultramar e as necessidades inerentes ao seu progresso económico e social.

Em 1958 as despesas ordinárias assumiram a forma que segue: