Seria moroso comparar as verbas que cada dependência gasta em cada ano. Dar-se-ão adiante mais pormenores sobre esta matéria. Poderá assinalar-se agora que o aumento total se distribui por grande número de organismos dependentes da Direcção-Geral.

Serviços privativos Nesta designação incluem-se as despesas de pessoal e material dos serviços do Ministério e diversos outros encargos de que se poderá dar nota a seguir:

Comparando as cifras dos dois anos notam-se pequenos aumentos em quase todas as rubricas. Há duas verbas novas, embora pequenas: a do Coro Universitário de Lisboa (107 contos) e a do Orfeão Académico de Coimbra (173 contos). A súmula do quadro já antes publicado com a discriminação das diversas dependências da Direcção-Geral pode tomar a forma seguinte:

Como era de esperar, o custo das Universidades ocupa uma posição dominante na despesa (30 241 contos num total de 120405 contos). Esta verba aumentou de 1861 coutos em relação a 1957. As restantes despesas foram idênticas, com excepção da instrução artística, que também teve o acréscimo de 1862 contos. Já é longo o caminho andado na despesa das Universidades se se considerar o período anterior à guerra. O índice, na base de 1938 igual a 100. foi de 309, bastante inferior ao índice do Ministério. Quer isto significar atrasos sensíveis no ensino universitário?

O problema não pode ser debatido agora. As cifras merecem mais longo comentário.

Uma coisa que pode implicar é atraso nos trabalhos de gabinete e laboratoriais, talvez por insuficiências de pessoal e material. Mas neste aspecto escrever-se-ão adiante mais algumas palavras.

Os números a seguir mostram que todas as Universidades aumentaram a sua despesa:

As verbas da Universidade de Lisboa, somada, produziram o aumento de 889 contos, que teve lugar na Faculdade de Letras, na Faculdade de Direito, 11:1 Faculdade de Ciências e em outras dependências.

Na Universidade de Coimbra houve o acréscimo de 662 coutos, que se reparte pela reitoria, Faculdade de Letras, Faculdade de Direito e Faculdade de Medicina. E pena que a Faculdade de Ciências diminuísse a sua despesa.

Também na Universidade do Porto se deu uma ligeira melhoria. Teve lugar em grande parte na