Se for levado em conta que só as escolas industriais e comerciais consumiram 88 363 contos, vê-se que a importância utilizada por todos os outros graus de ensino se limita a 35 723 contos.

Na verdade, as cifras mostram is atrasos.

É no cultivo das ciências puras e aplicadas que reside hoje o bem-estar material dos povos. A elevação do nível de vida, exigido pelas comunidades modernas, depende em grande parle da habilidade dos que recebem a sua educação e treino nas escolas de ensino técnico, agrícolas e industriais e nas Faculdades de ciências.

Contudo, tais verbas que são 'dirigidas para estes fins são pequenas e, quanto ao ensino agrícola, pode dizer-se que, tirando o Instituto Superior de Agronomia e duas escolas de regentes agrícolas, ele não existe.

As verbas de material e encargos onde se inscrevem as despesas de matérias-primas, reagentes, aparelhos e outras matérias essenciais ao ensino experimental são fracas, e daí resulta que não pode ser convenientemente conduzido o ensino, tal como se entende ele deve ser ministrado nos institutos deste tipo.

Haverá, puis, que fazer um grande esforço nesta matéria, e, quanto mais depressa ele se fizer, melhores serão os seus resultados no bem-estar da comunidade.

Para terminar este capítulo dá-se a seguir a súmula do custo do ensino agrícola.

Note-se que o ensino agrícola elementar utiliza pouco mais de 1000 contos.

Direcção-Geral do Ensino Primário A despesa do ensino primário - a maior das direcções-gerais do Ministério -, como era de esperar, atingiu 313 781 contos em 1958.

Há-de aumentar muito no próximo ano, por terem sido elevados os vencimentos do corpo docente. Representa já perto de 46 por cento do orçamento total da despesa ordinária do Ministério.

O acréscimo em relação a 1957 foi sensível, visto ter atingido 1G 102 contos, como se verifica no quadro que dá a discriminação da despesa da Direcção-Geral.

É no ensino primário que se reflecte a maior parte da incidência da despesa, assim como a do seu aumento, o que na verdade era de esperar.

Na Inspecção houve um acréscimo de 1359 contos, proveniente do aumento do quadro e da criação de novos inspectores. Mas esse aumento, aliás pequeno, ainda não é suficiente para uma acertada e persistente inspecção, nem quanto ao número de inspecções, nem quanto à remuneração dos agentes inspectores. A verba dos serviços centrais da Direcção-Geral teve uma ligeira elevação, pois passou de 2576 contos para 2772 contos, dividida como segue:

Uma parte da maior valia derivou dos encargos do livro único, que tem contrapartida na receita.

Serviços de inspecção, aperfeiçoamento e administração Embora a designação seja pouco eufónica, estes serviços compreendem variados fins, mas o principal consiste na supervisão do ensino. A inspecção deve desempenhar um papel muito importante.

A maior parte dos agentes do ensino não são convenientemente fiscalizados. O seu trabalho só se torna aparente nos resultados dos exames.

Os serviços de inspecção e aperfeiçoamento têm diante de si uma larga tarefa a realizar. Talvez com a recente remodelação dos serviços se possa conseguir um pouco mais do realizado até há poucos anos, mas a máquina precisa de ser dinamizada. E se for levada a efeito a extensão do ensino primário, esta dependência da Direcção-Geral terá ainda um campo mais vasto de actuação.

As suas despesas repartem-se como segue:

Contos

Total ........... 6 504