Juntando as verbas de ajudas de custo, que subiram a 1962 contos, deslocação e outras, o gasto com pessoal sobe a 29 487 contos.

Já o ano passado se aludiu aos gastos de pessoal e seu contínuo aumento e se escreveu "não há nada a objectar ao reforço das verbas de pessoal, excepto no que se refere à sua utilização. Na verdade, até agora tem-se feito fraca assistência técnica às actividades agrícolas, que é uma das funções primaciais desses serviços".

Mantém-se este ano o comentário do parecer de 1957. Os serviços agrícolas necessitam de maior dinamismo. A produtividade agrícola continua a ser baixa e exemplos conhecidos de produtores experientes e conhecedores mostram que pode ser muito aumentada. É aos serviços agrícolas a quem compete introduzir nas explorações rotineiras ou atrasadas melhores métodos de cultivo. Sem eles a agricultura está condenada a decair cada vez mais, em detrimento do equilíbrio social. O aumento nas despesas de material não foi grande. Cerca de 342 contos. Deu-se por pequenas quantias em grande número de rubricas. Não merecem comentários esses acréscimos, que se inscrevem no quadro a seguir:

200.Nos encargos a diferença para mais foi sensível. A despesa em 1957 foi de 25 600 contos e subiu para 27 195 contos em 1958. As verbas discriminadas para as diversas rubricas que as constituem são as que se seguem:

As diferenças para mais tiveram lugar na instalação de estações agrárias, em estudos económicos e técnicos, campanhas de sanidade vegetal, em participações em receitas e outras. Decréscimos de certo relevo deram-se nas despesas relativas à cultura do arroz e plantio de vinha e na estação Agronómica Nacional.

A agricultura, apesar dos métodos antiquados que ainda usa em muitas regiões do País, observa com atenção as inovações dos vizinhos, pronta a imitá-los se verificar que os resultados são melhores do que os que obtém. Este facto, observado pelo relator em alguns aspectos da vida agrícola, como, por exemplo, no uso de sementes seleccionadas, mudança de sementes, nitreiras, rotações e novas sementes, leva à conclusão de que uma das melhores alavancas no progresso agrícola é a experimentação com a prova, em condições normais, de que os novos métodos de exploração são mais rendosos.

O problema neste caso, como no da indústria, é também um problema de custos.

Por isso o estabelecimento de campos experimentais, convenientemente dirigidos e fiscalizados, parece ser um dos melhores métodos de educação agrícola.

Receitas Diversas receitas provenientes de actividades agrícolas relacionadas com os serviços são cobradas pelo Estado e inscritas no capítulo das receitas.