A despesa destes serviços desceu de 10 480 contos para 10 210 contos, ou menos 275 contos. Todas as classes de despesa diminuíram, mas na de pagamento de serviços e diversos encargos a menor valia foi mais acentuada.

As despesas ordinárias em 1958 foram as seguintes, discriminadas:

As verbas mais salientes na rubrica de pagamento de serviços e encargos foram as que dizem respeito a subsídios (750 contos) e serviços requeridos por particulares, pagos por conta de verbas por eles entregues (1552 contos). Na Direcção-Geral do Comércio despenderam-se 6425 contos, mais 902 contos do que em 1957.

O aumento teve lugar em pessoal (mais 926 contos), como se nota a seguir:

As Bolsas de Mercadorias de Lisboa e Porto, com a despesa total de 500 contos, diminuíram ligeiramente a sua despesa. Nos serviços próprios da Direcção deu-se o aumento de pessoal já assinalado. Nestes serviços a despesa foi a seguinte: O pequeno aumento de 82 contos verificado nesta Direcção-Geral teve lugar em pessoal. A despesa ordinária desceu, porém, por se terem dado ligeiros decréscimos nas outras duas classes de despesas referentes a material e pagamento de serviços e encargos.

A discriminação da despesa foi como segue:

Além desta despesa por força do orçamento de receitas e despesas extraordinárias pagaram-se em 1958 cerca de 18 643 contos, que representam a dotação do Estado às obras de pequena distribuição de energia eléctrica. A verba orçamentada fora de 20 000 contos.

Esta obra necessita de ser acelerada. Os benefícios e a satisfação que derivam do fornecimento de energia às pequenas povoações são muito grandes e tem efeito político e económico que convém manter e despertar.

Parece que a Direcção-Geral precisa de ser melhor dotada de pessoal.

Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais Nesta Inspecção-Geral a despesa foi de 9155 contos, assim repartidos:

Ao pessoal dos quadros aprovados por lei competem 6467 contos, sendo o saldo para os 7196 contos preenchido por diversas despesas e entre elas 342 contos de ajudas de custo e 319 contos de despesas de deslocação.

Em pagamento de serviços destacam-se 292 contos de serviços requeridos por particulares, 227 contos de participações em cobranças ou receitas e 169 contos de rendas de casas. Nesta Direcção-Geral as despesas repartem-se como segue:

Nas despesas de material avulta a de móveis (352 contos) e na de pagamento de serviços sobressai a de rendas de casa (250 contos) e a relativa à exploração do caminho de ferro de Rio Maior (306 contos).

Intendência-Geral dos Abastecimentos Houve uma redução de 470 contes na despesa da Intendência, que se repartiu como segue: