O exame das contas deste Ministério tem de ter em atenção autuações, que às vezes atingem somas elevadas, resultantes da despesa dos portos de Lisboa, do Douro e Leixões e do Fundo Especial de Transportes Terrestres. Assim, em 1957 a despesa ordinária total elevou-se a 605 713 contos, mais 199 371 contos do que em 1956. Em 1958 deu-se a inversa, porque a despesa ordinária desceu para 582 415 contos, menos 73 303 contos do que em 1957.

São, pois, muito grandes as oscilações. Derivam em geral das necessidades dos caminhos de ferro, que estão a ser financiados tanto no que se refere a seus deficits como a algumas das novas obras pelo Fundo Especial.

Para ter ideia do movimento da despesa ordinária do Ministério das Comunicações nos últimos anos organizou-se o mapa que segue:

Nota-se que em relação a 1957 há descida importante na despesa do Fundo Especial de Transportes Terrestres (menos 72 109 contos), além de diminuições de 5022 e 5120 contos, respectivamente, nos portos de Lisboa e Douro e Leixões. Os aumentos de maior volume deram-se na aeronáutica civil, com mais 5083 contos, e na Junta Central de Portos. Todas estas e outras alterações produziram o resultado final já indicado, ou menos 73 303 contos do que no ano anterior.

Despesas totais do Ministério Mas o Ministério das Comunicações também utilizou verbas elevadas, por força do orçamento das despesas extraordinárias, em portos e aeródromos e aeroportos. Assim, a sua despesa total foi da ordem dos 700 000 contos, como se indica a seguir:

Dado o programa de trabalhos à vista dentro e fora do Plano de Fomento, não parece que possam descer as despesas deste Ministério. É de presumir que num futuro próximo a despesa total assuma quantitativo ainda maior. É através desta Direcção-Geral que se processam as contas do Fundo Especial de Transportes Terrestres, que tão avultadas somas nas receitas e nas despesas tem movimentado.

Além dessas despesas, há a considerar as da própria Direcção-Geral. A seguir, para 1958, discriminam-se as verbas:

As grandes alterações tiveram lugar no Fundo Especial, onde a despesa baixou de 337 778 contos, em