Deram-se pequenas alterações para menos (422 contos, ou 1,39 por cento) na telegrafia internacional e para mais (911 contos, ou 5,40 por cento). Na telegrafia nacional houve uns anos de crise nestes serviços, com receitas a diminuir de ano para ano. As cifras dos últimos dois anos dão melhores esperanças, talvez devido a maior uso do serviço telex.
Na telegrafia e radiotelegrafia interna deu-se um ligeiro recuo, que provavelmente teve origem na liquidação de débitos dos cabos submarinos que amarram em território nacional.
Receitas totais
São desnecessários grandes comentários. Basta dizer que tanto os serviços postais como a telefonia mantiveram a sua preponderância no conjunto e que destas duas explorações depende em grande parte a futura situação financeira da Administração.
Os encargos de pessoal representam 58,4 por cento das despesas, que em 1958 foram como segue:
Pagamento de serviços e diversos encargos figura no quadro com a despesa de 263 048 contos. Deve lembrar-se que estão incluídos nesta rubrica os encargos financeiros e as importâncias integradas no fundo de reserva.
Os juros e amortizações de empréstimos (59 457 contos) e as importâncias integradas no fundo de reserva (62 000 contos), somados (121 457 contos), representam 46 por conto da despesa dos encargos e cerca de 21 por cento da despesa total.
Estas rubricas, juntamente com a de pessoal, somam cerca de 80 por cento da despesa. São elas que dominam os resultados finais. Estudar-se-ão mais adiante.
Nestas cifras incluem-se verbas inscritas na rubrica "Pagamento de serviços".
O acréscimo nos vencimentos atingiu 12 485 contos e foi maior do que o do ano anterior. Um exame mais pormenorizado das contas indica que no pessoal dos quadros se deu o aumento de 8444 contos, devido em parte ao preenchimento de vagas.
Uma das verbas importantes na despesa de pessoal é a que tem a designação de "suplementar". Importou em 45 406 contos em 1958.
A folha do pessoal dos correios, telégrafos e telefones no fim de 1958 continha 13 979 nomes - o que é cifra respeitável. E dá-se com estes serviços o que acontece com outros - a fuga dos melhores para as actividades particulares devido a maiores remunerações.