O desdobramento desta rubrica pelas verbas mais importantes dá o seguinte:

Em outras há a considerar o aluguer de muralhas e pontes (640 contos), dragagens (442 coutos) e diversos, como baldeação, aluguer de defensas, material flutuante e mais. As despesas ordinárias arredondaram-se em 113 055 contos, tendo descido em relação a 1957 de 10 202 contos. Esta descida permite um saldo positivo de 5180 contos, assim obtido:

As despesas ordinárias, tal como são contabilizadas pela Administração-Geral, desdobram-se do seguinte modo:

Nas despesas de pessoal houve um pequeno aumento de 47 contos, mas em material a diferença para menos é maior, da ordem dos 3258 coutos. Também, como se notará adiante em pormenor, a classe de despesa de pagamento de serviços e diversos encargos reduziu-se substancialmente de 6718 contos. O plano de alargamento do porto é financiado por força do orçamento de receitas e despesas extraordinárias. Em despesas ordinárias apenas se incluem as obras novas ou de conservação.

Essas despesas em 1958 foram as indicadas no quadro a seguir.

Em diversos incluem-se materiais, expediente e outros.

As verbas de material diminuíram apreciavelmente, como se nota, apesar do pequeno aumento nalgumas, como nos combustíveis.

Mas, de um modo geral, as que interessam à exploração do porto, como as de conservação de edifícios, de material flutuante e de máquinas, mantiveram valores semelhantes aos do ano passado. Esta classe de despesas atingiu no ano anterior 57 078 contos, que desceu para 50 360 contos em 1958. A descida teve lugar no fundo de melhoramentos. Por motivo de diminuição da receita ordinária não foi possível utilizar, através do fundo de melhoramentos, quantia superior a 16 970 coutos, em vez dos 23 964 contos de 1957.

A seguir indicam-se as despesas da classe do pagamento de serviços e diversos encargos:

Viu-se terem sido menores as receitas da exploração. Contudo, em pagamento de serviços e encargos as despesas foram maiores, se se não considerar a do fundo de melhoramentos. Essas despesas subiram a 33 114 contos em 1957 e 33 390 contos em 1958.

No quadro acima inserto as despesas do tráfego diminuíram, como era de esperar. Os aumentos das restantes foram compensados por esta diminuição.

Despesas extraordinárias A receita extraordinária subiu a 11 848 contos e foi idêntica à despesa. Esta foi feita do modo que segue: