Joaquim Pais de Azevedo.

José António Ferreira Barbosa.

José Dias de Araújo Correia

José Fernando Nunes Barata

José de Freitas Soares.

José Garcia Nunes Mexia.

José Gonçalves de Araújo Novo.

José Hermano Saraiva.

José Manuel da Gosta.

José Monteiro da Rocha Peixoto.

José Rodrigo Carvalho.

José Rodrigues da Silva Mendes.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Laurénio Cota Morais dos Reis.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Luís Tavares Neto Sequeira de Medeiros.

Manuel Homem Albuquerque Ferreira.

Manuel José Archer Homem de Melo.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Nunes Fernandes.

Manuel Seabra Carqueijeiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Mário Angelo Morais de Oliveira.

Mário de Figueiredo.

Martinho da Costa Lopes.

Paulo Cancella de Abreu.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Ramiro Machado Valadão.

Sebastião Garcia Ramires.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

Urgel Abílio Horta.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Amaro Salgueiro dos Santos Galo.

O Sr. Presidente: - Estuo presentes 78 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Estão em reclamação os n.ºs 160, 161, 162, 163 e 164 do Diário das Sessões.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Se nenhum Sr. Deputado deseja fazer qualquer reclamação sobre estes números do Diário das Sessões, considero-os aprovados.

Pausa

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Belchior da Costa.

uma suprema honra para a região contemplada e. sobretudo - especial aspecto que mais imporia pôr em relevo-. uma assinalada e a todos os títulos louvável prova de interesse, de carinho e de estímulo pelos empreendimento* em si, a qual. vinda do mais alto magistrado da Nação, se reveste de particular releva e especial significado.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Sublinhá-lo, assinalá-lo - penso que é acto e dever de elementar justiça, sobretudo para nós. homens de Aveiro. Deputados pelo seu círculo, e por isso com posição e responsabilidades na vida política do distrito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Não é. por certo, a primeira vez que o Sr. Almirante Américo Tomás, investido da sua alma dignidade de Chefe do Estado, se desprende dos cómodos a que a Mia suprema hierarquia tinha jus para ir pessoalmente, directamente, estabelecer contai-to com as terras, com as populações, com as actividades, numa palavra, com a vida da Nação, a fim de, in loco, se esclarecer, se documentar e. quantas vezes, se congratular com os progressos atingidos e levar, com o testemunho da sua presença tão compreensiva e tão humana, àqueles que trabalham e se sacrificam pelo maior bem de todos o conforto de uma palavra de incitamento ou a recompensa de um prémio bem merecido. Não é. por certo, a primeira vez. Bem ao contrário, as suas visitas sucedem-se -hoje aqui. amanhã a outro ponto, hoje. a este sector das actividades nacionais, ontem àquele outro-. e isto num ritmo constante, ininterrupto, marcando um propósito, uma orientarão e o desenvolvimento de todo um programa de valorizarão e apreço das nossas actividades económicas no desdobramento de um plano de superior acção política, na mais nobre expressão do termo, de que S. Exa. tem sido tão fiel intérprete como dedicado servidor.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E este serviço não será dos menores que todos nós Portugueses ficamos devendo à sua preclara, austera e digna magistratura.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Desta vez coube à região de Aveiro a honra, das atenções do Sr. Presidente da República e a prova do seu interesse e do seu apreço por duas grandes unidades industriais da região que são também, no plano económico, dois dos maiores empreendimentos do País.

Situadas numa zona de grande densidade de população, interessando a toda uma, vasta área do litoral do Nordeste, esses dois importantes conjuntos fabris, contribuindo para a elevação do nível de vida das populações interessadas, desenvolvem-se e prosperam em harmónica coexistência, como convém, com a média e pequena indústria da região, que importa também am-