Pode agora fazer-se uma rápida comparação entre as despesas totais por serviços, já publicadas acima, e as do quadro.

O total dos serviços de fomento subia a 2 811 606 contos e sem a despesa dos transportes reduziu-se para 844 492 contos.

Basta citar estas duas cifras paru mostrar a perturbação introduzida nas contas.

O aumento ainda tem maior relevo se se apontarem agora as despesas de Angola e Moçambique.

Em Angola as despesas dos serviços de fomento em 1958 foram de 417 800 contos e em Moçambique apenas de 303 477 coutos. Estes números, que somam 721 277 contos, não contêm transportes e comparam-se com 844 492 contos no total, indicando assim que os transportes têm relativamente pequena influência nas restantes províncias.

Ao examinar as contas de Angola e Moçambique ver-se-á a importância desta rubrica no total.

Despesas extraordinárias Já se aludiu à importância das despesas extraordinárias, que costumam ser liquidadas quase exclusivamente por empréstimos e saldos de anos económicos. E então se escreveu que os excessos de receitas ordinárias sobre idênticas despesas não tinham no ultramar a influência que têm na metrópole.

Na verdade, as despesas extraordinárias, no total, subiram em 1958 a l 452 300 contos, enquanto na metrópole atingiram cifra vizinha de 2 100 000 contos.

Quase sempre assim tem acontecido, como se nota no quadro a seguir, que dá as despesas extraordinárias do conjunto dos territórios nacionais.

Não se devem levar em conta os anos de 1954, 1955 e 1956 sem fazer as correcções indispensáveis, que são precisas por se terem incluído naqueles anos saldos revalidados, trazidos de anos anteriores, ou as verbas que resultaram do encerramento da conta de saldos de anos económicos, em acordo com as recomendações feitas neste parecer desde o seu início.

Os anos de 1957 e 1958 já dão a verdadeira fácies das despesas extraordinárias. Deduz-se dos números o crescimento da actividade económica uns províncias ultramarinas proveniente dos planos de fomento.

Adiante se indicará a influência dos empréstimos no grande aumento das despesas extraordinárias.

Receitas e despesas totais Convém dar uma ideia geral das receitas e despesas totais em todos os territórios nacionais. As pri