Para certo número de anos as receitas extraordinárias da província foram as que constam do quadro a seguir, onde também se discrimina a sua origem:

A importância dos empréstimos e subsídios torna-se dará no quadro. Teve grande influência a partir do início dos planos de fomento.

Receitas totais Tendo em conta os elementos que se apresentaram acima, pode agora estabelecer-se a conta das receitas totais da província e discriminar a sua origem:

Receitas ordinárias:

Receitas extraordinárias:

Em receitas totais do 87 154 contos, os empréstimos figuram com 30 870 contos, com 35,4 por cento.

Ver-se-á adiante qual foi a utilização dos empréstimos em despesas extraordinárias. O baixo quantitativo das despesas ordinárias, que em 1958 ainda se fixou em nível inferior ao de 1957. traz consequências sérias à economia da província. Projecta-se também na organizarão burocrática, porque não é alto o nível dos vencimentos. Acontece um pouco em Cabo Verde o que talvez em menor escala, sucede na metrópole. Os melhores funcionários procuram ocuparão mais remuneradora fora dos serviços, com inconvenientes sérios para o bom andamento dos negócios públicos. Ainda se não aplicou integralmente em 1958 a reforma dos vencimentos publicada em 1956.

Por outro lado, o baixo nível das receitas ordinárias torna difícil o serviço da dívida. A metrópole tem substituído o tesouro provincial no pagamento de encargos nalguns empréstimos u teve de decretar a abolição de juros nalguns dos empréstimos contraídos.

A disposição constitucional do equilíbrio nas contas cumpriu-se com sacrifício nas despesas ordinárias.

Apesar da tendência para subida nas despes as ordinárias, ainda elas foram inferiores um 1958 às de 1957 em cerca de 3000 contos. Já se aludiu às razões que provieram da não inscrição no orçamento do subsídio aos correios, telégrafos e telefones.

À comparação das receitas e despesas ordinárias na província dá uma diminuição de cerca de 4000 contos nas primeiras e de cerca de 3000 contos nas segundas.

Os números são os que seguem:

No caso das despesas ordinárias fizeram-se economias nalguns serviços que apresentam menores despesas. Mas noutros, como no da dívida da província, na administração geral e fiscalização, nos encargos gerais e, em menor escala, em outros, a despesa foi maior. É de notar que o índice de aumento da despesa em relação a 1938 não atinge os 300 por cento, visto ela ter sido nesse ano de 17 265 contos e de 46 630 contos em 1958.

O quadro adiante mostra a evolução das diversas classes de despesas ordinárias durante certo número de anos.