O índice, na base de 1938 igual a 100, foi de 269. Havia sido de 289. Houve, pois, regressão acentuada. A economia fundamental nas contas de 1958 reside no custo dos serviços, que passou de 30 515 coutos para 29 858 contos. As modificações sofridas no decorrer dos anos pelas diversas classes de despesas sobressaem nos números do quadro que segue:

(Em milhares de escudos)

Adiante se explicarão as anomalias da grande diminuição nos encargos gerais e aumento considerável nos exercícios findos. A dívida da província tem aumentado muito nos últimos anos. Em parte o aumento é devido à falta de pagamento de encargos, que têm de ser supridos pelo tesouro da, metrópole.

Em 31 de Dezembro de 1958 o quantitativo da dívida de Cabo Verde era como segue:

Contos

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência 31 607

Fundo de Fomento Nacional (Plano de Fomento) 137 000

O tesouro da metrópole, a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência e o Fundo de Fomento Nacional são portadores da quase totalidade da dívida da província.

O empréstimo do Banco Nacional Ultramarino está reduzido a menos de 1000 contos.

Uma parte do débito ao Estado constitui encargos do empréstimo em que é avalista (27 773 contos).

Assim, a dívida de Cabo Verde está distribuída como a seguir se indica:

Contos

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência 31 697

Na designarão "Estado" inclui-se a dívida ao Fundo de Fomento Nacional. Os

27 773 contos representam a anuidade adiantada pelo Tesouro para pagamentos que não puderam ser suportados pelo orçamento da província.

Apesar do auxílio da metrópole, ainda as quantias pagas em encargos da dívida subiram para 4021 contos. Destes, 1014 contos foram pagos ao Banco Nacional Ultramarino.

Governo da província As despesas do Governo da província diminuíram ligeiramente para 407 contos e são constituídas em grande parte por despesas de pessoal. A discriminação é como segue:

Classes inactivas Também diminuíram as despesas com as classes inactivas, que somaram 3596 contos, contra 3638 contos em 1957.

Uma parte (1153 contos) representa suplemento de pensões.

A seguir publicam-se as cifras mais relevantes da despesa das classes inactivas:

Contos

Administração geral e fiscalização O aumento nestes serviços foi da ordem dos 600 contos, divididos por diversas rubricas, mas as de maior interesse são as da instrução pública e serviços de saúde.

A seguir discrimina-se a despesa total dos serviços: