Fizeram-se também sondagens nas ilhas de Santo Antão (343 contos), Brava (98 contos), e Boa vista (84 contos).

Com os encargos gerais destas obras gastaram-se 548 contos na administração e fiscalização e 400 contos em aquisições e fins diversos. Um apanhado geral das verbas despendidas um melhoramentos agrícolas, florestais o pecuários e sondagens geológicas dá o resultado seguinte:

No quadro sumaria-se a actividade do I Plano de Fomento relativa a Cabo Verde. As duas verbas maiores referem-se a melhoramentos hidroagrícolas e fomento pecuário. Haveria vantagem, nesta altura, em fazer o balanço geral da obra realizada e dos seus resultados concretos. A sua finalidade é o aumento da produção e não será difícil agora estabelecer o balanço geral da eficiência dos trabalhos realizados até fins de 1958. Também se incluem para transportes 45 677 contos, que se utilizaram assim:

Contos

Porto de S. Vicente (Carvoeiros) e sua ligação

Como se nota no quadro geral acima inserto, as obras do porto de S. Vicente intensificaram-se nos anos de 1956, 1957 e 1958. Devem estar já adiantadas e serão concluídas na vigência do II Plano. Espera-se que esta obra tenha grande influência no arquipélago, sobretudo nas ilhas de S. Vicente e Santo Antão.

Os 8482 contos gastos em aeródromos destinaram-se em parte ao da ilha do Sal.

Outras despesas extraordinárias As verbas mais importantes despendidas em 1958 em diversas obras referem-se às do Liceu Gil Eanes - conclusão do edifício na cidade da Praia (1000 contos), à construção de um palácio da Justiça na Praia (500 contos), à construção de moradias para funcionários (999 contos), à construção da Escola Técnica e Elementar de Mindelo (650 contos) e a diversas outras construções. Também se utilizaram verbas na construção e reconstrução de algumas estradas.

Na missão de estudos de portos utilizaram-se 550 contos e num subsídio para a compra de um avião para o Aeroclube de Cabo Verde gastaram-se 800 contos.

A verba total das despesas extraordinárias em 1958 elevou-se a 5783 contos e foi liquidada por força de saldos de anos económicos findos. O Baldo do exercício de 1958 arredonda-se em 3872 contos e obtém-se do modo que segue:

O saldo é a diferença entre as receitas e despesas ordinárias, visto serem iguais as despesas e receitas extraordinárias.

Desceu o saldo disponível no fundo de saldos de anos económicos lindos depositado na conta de operações de tesouraria. Encontra-se reduzido a 5620 contos. O movimento da couta do fundo de saldos de anos económicos findos e as principais aplicações dos saldos durante um largo período foram como segue:

Contos

Obras de hidráulica e fomento pecuário 4 400

Plano de saneamento e defesa das condições sanitárias da população ......... l 300

Plano de Fomento e assistência .. 3 528

Abono de família e suplemento de vencimentos 3 162

Encargos de exercícios findos ... 9 645

Reforços de diversas verbas orçamentais 8 833

Estudo dos portos e estabelecimento do plano de melhoramento da rede de comunicações terrestres e das condições fisiológicas locais 1 804

Sondagens hidrogeológicas ....... 396

Melhoramentos hidroagrícolas, florestais e pecuários ....................... 2 563

Subsídio extraordinário aos correios, telégrafos e telefones ..................... 5 000 Pode exprimir-se a vida financeira da província no que respeita ao seu comportamento orçamental num quadro que nos dá os saldos de cada ano as despesas realizadas em sua conta e os saldos disponíveis no fim de cada exercício.