Em "Receita orçamental, cobrada" incluem-se também excessos de receitas e em "Outros recursos a há receitas de amoedação e saldos de anos económicos findos.

Em 1958 a conta teve a forma que segue:

Contos

Saldos de anos económicos findos 9 770

O produto de empréstimos destinou-se à execução do Plano de Fomento e os saldos de anos económicos findos utilizaram-se em certo número de obras de interesse social e económico.

Ao estudar-se adiante a execução do plano - I Plano de Fomento - examinar-se-ão as obras em que foram utilizados os empréstimos contraídos pela província a partir de 1953. O contínuo desenvolvimento das despesas é um dos fenómenos de maior regularidade na vida financeira do ultramar. É de esperar esta tendência orçamental em países novos, e pena é que não possa ser acelerado o seu progresso social. Tudo indica que a tendência se acentue nos próximos anos, até por exigências de natureza política. Os tempos futuros terão de ter em conta os factos que se estão a desenrolar em África, e em especial a administração na Guiné terá de ter em conta os acontecimentos nos países vizinhos.

Em 1958 as despesas ordinárias atingiram o seu máximo numa longa série de anos, como se nota a seguir:

Na última coluna inscreve-se o índice de aumento, na base de 1938 igual a 100. O de 1958 foi de 519, mais 11 pontos do que o do ano anterior.

Em valores absolutos, o aumento da despesa foi da ordem dos 2600 contos.

Talvez se não possa considerar elevado este acréscimo, mas ele sobrepõe-se ao de 14 676 contos em 1957. Sem se mostrar exagerado o desenvolvimento da despesa ordinária nos dois últimos anos, e em especial quando se tem em conta o aumento de vencimentos de 1957, parece haver vantagens em reexaminar as verbas de modo a reduzir ao mínimo as mais dispensáveis, até com o objectivo de reforçar as mais necessárias.

Repartição das despesas Nesta província, como aliás em outras, as três classes de despesa com maiores consumos suo, por ordem decrescente, os encargos gerais, os serviços de administração geral e fiscalização e os serviços de fomento, estes por se inscreverem neles as despesas dos serviços autónomos.

Estas três rubricas na Guiné, em 1958, representaram 73 por cento da despesa ordinária.

A seguir indica-se a repartição da despesa nos dois últimos anos, assim como as principais alterações em relação a 1957:

Desceram em três rubricas as despesas ordinárias. Num caso, o da administração geral e fiscalização, a menor valia quase atingiu 2000 contos; no outro, nos serviços de fomento, houve uma descida substancial, que atingiu os 4568 contos.

Mas em outros capítulos os acréscimos foram sensíveis, mormente nos encargos gerais, com 6477 contos, e nos serviços militares, com 1349 contos. Também na Guiné se deram grandes modificações na influência de cada classe orçamental nas contas. As mais importantes referem-se aos encargos gerais, que pesavam na conta com a percentagem de 12 no total em 1938 e de 29 em 1958. O desenvolvimento desta classe de despesas é um fenómeno geral nas contas do ultramar.

A seguir indicam-se as percentagens da despesa ordinária de cada classe orçamental.