Analisando o quadro, nota-se grande diminuição nos serviços da administração civil e pequenas outras na segurança pública e na duplicação de vencimentos.

Se for considerado que não se cobrou a receita de 80 por cento sobre a extracção do vinho de palma destinado ao concelho ou circunscrição que tiver feito a cobrança e que, por consequência, não houve despesa correspondente, a diminuição acima reduz-se de quantia que na tabela da despesa devia ser de 3500 contos. A diminuição real foi, pois, de 339 contos, e não dos 3839 contos indicados.

Os 3500 contos a menos em nada afectam as contas.

Houve, assim, aumento na despesa total, desde que se adicionem os 3500 contos ao resultado final, de modo a poderem ser comparados números idênticos nos dois anos de 1957 e 1958.

Acréscimos sensíveis deram-se nos serviços de saúde e higiene e, embora de menor importância, na instrução pública e nas missões religiosas. Nas despesas da instrução pública, que ainda subiram este ano, há a considerar o funcionamento do Liceu Honório Barreto, as escolas primárias, oficiais e outras. Elas não representam, contudo, o total gasto com a instrução e educação, porque se lhes devem acrescentar as da Mocidade Portuguesa e parte das destinadas às missões religiosas, além das do Museu da Guiné. A despesa com a saúde e higiene subiu para 15 298 contos. Está a estabelecer-se na Guiné uma rede sanitária que já produziu efeitos interessantes e cobre quase todo o território. Há delegações de saúde em Farim, Vila Teixeira Pinto, Bafatá, Bubaque, Mansoa, Catió, S. Domingos, Bolama e Vila Nova Lamego, além da missão de estudo e combate à doença do sono e dos hospitais, que têm a dotação de 4200 contos.

Uma escola de enfermagem permite o recrutamento local de enfermeiros. Ainda no orçamento da administração geral e fiscalização se inscrevem as despesas da Imprensa Nacional, que somaram 1212 contos. As suas receitas foram de 444 contos, como se viu no exame do capítulo do domínio privado e participação em lucros. O seu déficit é por isso bastante alto. As duas verbas de maior relevo referem-se a pessoal e a material de consumo corrente.

Serviços de Fazenda O aumento de 471 contos, assinalado nas contas, deve-se às maiores valias verificadas nas despesas dos serviços de Fazenda e contabilidade (mais 342 contos) e nos serviços aduaneiros (mais 152 contos). A seguir indica-se a discriminação da despesa:

O ano passado houve um aumento de 1036 contos nesta classe de despesas. Mais de metade teve lugar nos serviços aduaneiros. Talvez seja esta a razão do seu menor acréscimo este ano. Há uma comarca na Guiné. As dotações dos serviços são por isso pequenas e somaram 533 contos, quase tudo referente a pessoal, como se indica a seguir:

Contos Há duas ordens de despesas nestes serviços: a que diz respeito aos serviços propriamente ditos e a que se refere aos serviços autónomos. A importância de cada uma ressalta dos números seguintes:

Contos

O porto de Bissau, os correios, telégrafos e telefones e a comissão de caça constituem os serviços autónomos da província.

A seguir publica-se um quadro com a discriminação da despesa dos serviços de fomento:

Serviços privativos Nestes serviços as rubricas mais salientes são as da aeronáutica civil (2367 contos).

Teve o aumento, em relação a 1957, de 992 contos. As três verbas mais importantes na aeronáutica civil referem-se a pessoal, a material de consumo corrente (550 contos) e a prémios de seguros de aviões, funcionários, navegantes e passageiros (584 contos). Nas obras públicas, portos e transportes gastaram-se 2036 contos, menos 1625 contos do que em 1957.