(...) excepcional relevo nas possibilidades de rega de uma vasta área de solos muito ricos. Assim se verifica que uma parte do acréscimo em tonelagem na exportação se deve no incremento nos minérios de ferro, por um lado, e, por outro, ao aumento na tonelagem de milho.

Os dois, somados, nos últimos anos, tiveram as tonelagens que seguem.

No aumento de 209 576 t que a província exportou em 1958, em relação a 1957, cerca de 117 000 t pertencem aos dois produtos, milho e ferro, com preço unitário baixo -1302 angulares no caso do milho e 345$ no caso do ferro. Deste facto deriva até certo limite a baixa no preço unitário verificado acima.

Mas tanto as safras do milho como as de minérios são altamente colonizadoras. Podem dar lugar à fixação de núcleos populacionais de europeus e indígenas, de relevo no movimento demográfico da província.

Outros aumentos na tonelagem exportada ocorreram em relação a 1957, mas os do milho e ferro foram os de maior projecção. Convém, no entanto, mencionar o caso do café, do sisal, da crueira, que ajudaram a compensar descidas apreciáveis em muitos produtos, como os minérios de manganês e ferro-mangaués, a farinha de peixe (menos 13 000 t), o açúcar (menos 6900 t), as madeiras (menos 12 300 t), no coconote, no feijão e em outras.

A exportação em Angola é formada quase exclusivamente de substâncias alimentícias e matérias-primas, que em 1958 preencheram 98,8 por cento das exportações totais.

De modo que a economia angolana é extremamente sensível à variação nas cotações destes produtos, e, indirectamente, a crises nos países industriais grandes consumidores de alimentos e matérias-primas. Em 1957 e 1958 a exportação distribuiu-se do modo que está indicado no quadro seguinte:

A exportação de Angola anda à roda das matérias-primas e substâncias alimentícias. Umas e outras aumentaram em valores, mas os preços médios desceram bastante, por influência, sobretudo, do milho e do minério de ferro. A descida foi mais acentuada nas substâncias alimentícias. O preço médio caiu de 7 contos para 5400 angulares.

Contra esta descida, e considerando os produtos atingidos, pouco há a fazer dentro da província, além da insistência na melhoria da qualidade de alguns produtos, como o milho, os derivados de peixe e outros. Só resta o alargamento das gamas de produção, por um lado, e a intensificação cultural ou de safra, por outro, de modo a poderem obter-se melhores produções unitárias e de mais alto valor.

Principais exportações Já se deram informes sobre algumas exportações. Convém indicar, por ordem de grandeza de valores, as principais, de modo a ter ideia do conjunto.

A seguir mencionam-se as de maior relevo.

Logicamente, deveriam agrupar-se os derivados do peixe por forma a determinar a sua importância, assim como os dos minérios.

O agrupamento adquiriria a seguinte posição:

(a) Quilates.