interveio com a intensidade de anos anteriores a desvalorização da moeda, de modo que o progresso nas despesas provém em grande- parte de causas relacionadas com o próprio desenvolvimento dos servidos e da vida económica e social da província.

São de prever novos aumentos nos próximos exercícios, derivados da evolução política, económica e social e de mais sólida infra-estrutura militar.

A seguir indica-se a evolução das diversas classes de despesas e inclui-se também o exercício financeiro de 1938.

(Em milhares de contos)

(a) Inclui 4:720.000$00 referentes ao encerramento da conta dos créditos transferidos dos anos anteriores para desposas ordinárias (despesas eventuais).

Se forem examinadas as cifras em separado dos diversos serviços e relacionadas com o ano anterior à guerra, verifica-se haver algumas modificações que convém registar.

As rubricas onde se acentua o aumento de despesas são as do fomento, os encargos gerais e a administração geral e fiscalização. Mas nos primeiros influi a despesa dos serviços autónomos, que se elevou, na parte relativa a fomento, a 411 849 contos. O aumento nos serviços autónomos foi muito grande desde o princípio da guerra. Em 1908, se forem excluídos estes serviços, obtém-se a cifra de cerca de 223 000 contos para os serviços de fomento, que, embora não exactamente, pois em 1938 se incluíram também os serviços autónomos, se podem comparar aos indicados para este ano para ter uma ideia de grandeza.

O aumento de despesas incidiu essencialmente no desenvolvimento dos serviços. O custo destes, que era de 132 000 coutos em 1939 e apenas de 76 000 contos em 1930-1931, passou para l 128 000 contos. O citar estas cifras, apesar da desvalorização da moeda, dá ideia, sem mais largos comentários, do desenvolvimento da província.

Discriminação das despesas Viu-se a distribuição das despesas por classes orçamentais e agruparam-se estas depois para ter ideia da influência dos serviços.

Convém agora descer um pouco mais ao pormenor e averiguar dentro das diversas classes quais foram as rubricas que mais evoluíram.

(Em milhares de escudos)