As despesas ordinárias destes serviços subiram a 8731 contos, assim distribuídos:

Contos

Há a acrescentar o que foi destinado a fins idênticos por força de despesas extraordinárias. Aumentaram para 143 996 contos os gastos com os serviços militares, mais 22 742 contos do que em 1957.

A despesa nos dois últimos anos consta do quadro que segue:

Os recentes acontecimentos no continente africano justificam as precauções tomadas para reforço das guarnições locais.

Já se aludiu, ao tratar de edifícios, às verbas utilizadas em fins militares. A importância de 11 245 contos, gastos pelos serviços de marinha, desdobra-se do modo que segue: Diminuiu para 303 301 contos a soma dos encargos gerais. Este eu pitu Io das despesas contém grande número de verbas, como já se explicou. Na medida em que forem transferidas algumas para lugares mais próprios, a soma total reduzir-se-á.

O quadro de despesas, que usualmente se publica nos pareceres, tem este ano a forma seguinte, que pode ser comparada com a inscrita naqueles pareceres:

O exame das cifras e sua comparação com os anos anteriores indica alterações de relativa importância nalgumas rubricas. Para mais, merecem ser citadas as relativas a quotas-partes, subsídios e pensões, deslocações de pessoal e abono de família, e, para menos, há uma grande baixa nas diversas despesas, que desceram de 138 121 contos para 113 311 contos e são formadas por grande número de rubricas.

Far-se-á a seguir uma rápida resenha das principais verbas.

Encargos na metrópole O principal aumento teve lugar uns subsídios à Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, para pagamento de trabalhos relacionados com a província.

Do total dos encargos na metrópole, que foi de 32 706 contos, mais 4007 contos do que em 1957, couberam a esta Junta 10 045 contos, contra 12 827 contos naquele ano. Absorvem, assim, quase todo o aumento.

Outras importâncias de certo relevo são: 41U9 contos para o Instituto de Medicina Tropical; 2397 contos para o Hospital do Ultramar; 3403 contos para a Agência-Geral do Ultramar, e diversas de menor interesse financeiro.

Subsídios e pensões A verba sob esta rubrica aumentou para 127 791 contos.

Os principais subsídios, superiores a 1000 contos, são indicados a seguir:

Contos

Correios, telégrafos e telefones ........ 6 000