Ele torna-se mais aparente, no caso das despesas ordinárias, num quadro que contenha o número-índice referido a 1938.

(ver tabela na imagem)

A província tom aproveitado a influência dos seus caminhos de ferro e portos, melhorando muito o serviço dos transportes. Não há razão especial que implique diminuição no ritmo atingido até agora, se bem que não pareça dever ele acentuar-se tanto como nos anos recentes.

Assim, aumentos de despesas, aliás inevitáveis, como já se escreveu {interiormente, não são de surpreender e concorrem para o progresso, dada a contrapartida nas receitas.

Quando se examinarem em pormenor as despesas dos serviços, verificar-se-á que o próprio progresso da província necessita de maiores inversões de capital nalguns deles, e em especial nos que estão ligados à evolução económica da província.

Discriminação das despesas O quadro que n seguir se publica dá a discriminação das despesas ordinárias pelos diversos serviços e percentagens do total.

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A despesa dos serviços de fomento, que aparece no quadro com a percentagem de 64,1 por cento do total, comporta a influência dos serviços autónomos.

Assim, a desproporção quo existe entre os serviços de fomento e outros é considerável, mas reduz-se para cifra muito inferior se for deduzida a desposa daqueles serviços.

O capítulo passaria neste caso para 135 395 contos, excluídos 1 898 122 contos doa serviços autónomos, a que corresponde a percentagem de 59,2. Os restantes

serviços de fomento comparticipam com menos de 5 por cento - cifra idêntica à dos serviços militares.

As três classes de despesa de maior relevância, excluindo os serviços autónomos, são as dos encargos gerais, administração geral, serviços de fomento e serviços militares.

Quase todas as rubricas aumentaram a despesa em 1958. A comparação com anos anteriores mostra que, à parte os serviços d« fomento, o acréscimo se acentuou em 1958 nos serviços de administração geral e fiscalização, nos militares e nos encargos gerais.

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