A importância dos serviços autónomos em Moçambique pode mais facilmente ser medida se forem comparados com os de Angola. A sua influência nas despesas e receitas das duas províncias torna-se mais real. A seguir publicam-se os números para Angola e Moçambique referentes ao ano económico de 1958:

(ver tabela na imagem)

Deve observar-se que em Angola há dois caminhos de ferro explorados por entidades particulares: o de Benguela e o de Amboim.

As receitas desses caminhos de ferro não entram no cômputo acima indicado.

E interessante notar que a soma das verbas dos serviços autónomos nas duas províncias sobe a 2 423 000 contos, números redondos.

Este resultado é devido aos portos e caminhos de ferro de Moçambique.

Portos, caminhos de ferro e transportes Os caminhos de ferro da província de Moçambique tinham em 1957 u extensão indicada no quadro que segue:

(ver tabela na imagem)

Ao Estado pertencem 2712,5 km. A rede total é constituída pelos seguintes caminhos de ferro:

Linha de Ressano Garcia .... 150

Linha do Limpopo ........... 206,5

Linha da Rodésia ........... 361,3

Linha da Beira ......... 464,2

Linha de Moçambique .... 623,9

2 712,5

Linhas particulares:

Caia-Marromeu ...... 108

Total ...... 3 176,4

A linha de maior extensão é a de Nacala, nos distritos de Moçambique e Niassa. Mas as mais produtivas são as de Lourenço Marques (linhas de Ressano Garcia, Limpopo e Rodésia) e a da Beira.

A maior parte do tráfego concentra-se nos dois caminhos de ferro de Lourenço Marques e Beira. A recente inauguração da linha da Rodésia, com término em Malvérnia, na fronteira da Rodésia, aumentou muito o tráfego do caminho de ferro de Lourenço Marques e do seu porto.

A seguir dá-se o movimento dos caminhos de ferro de Lourenço Marques e Beira nos anos de 1957 e 1958.

(ver tabela na imagem)

Nota-se o considerável volume de mercadorias no caminho de ferro da Rodésia. Pode dizer-se que 1957 foi o primeiro ano de exploração. O transporte de mercadorias nesse ano subiu a mais de l milhão de contos. O tráfego nas restantes linhas do Estado é muito menor.