Os dois grandes portos da província são, por enquanto, os de Lourenço Marques e Beira. Grande parte da navegação de longo curso faz-se através deles. O de Lourenço Marques serve a África do Sul e, depois da construção do novo caminho de ferro, a Rodésia do Sul. O da Beira serve a Niassalândia e escoa uma parcela importante do tráfego da Rodésia.
Apesar de dificuldades na navegação do lago Niassa, julga-se que o porto de Nacala melhorará considerávelmente as condições de transporte da Niassalândia, através desse lago, e possivelmente através dele se poderá escoar uma parte do tráfego dos territórios da África Central.
A carga embarcada consistiu principalmente em carvão, minérios, óleos combustíveis, carga geral - da província (102 249 t) e de fora (496 167 t).
Na carga desembarcada predominam a gasolina e óleos, a madeira e carga geral.
Os números relativos a passageiros e carga referem-se à navegação de longo curso.
Deles se deduz que para um movimento de 3599 navios de arqueação bruta de 19 589 000 t pertenceram 16 250 500 aos dois portos de Lourenço Marques e Beira, nos navios entrados durante o ano.
Num total de carga manuseada nos dois portos de 6 049 700 t, pertencem a Lourenço Marques 3 752 600 t e à Beira 2 297 100 t, na navegação de longo curso.
O total da carga manuseada na navegação de longo curso em todos, os portos da província acima indicados eleva-se a 6 224 000 t, números redondos, assim divididos:
As percentagens exprimem claramente a importância relativa dos portos da província no ano de 1957 no que se refere às suas relações com o exterior.
Exploração