Transporte 1 457 556

Saldos de dotações de anos anteriores . 32 500

Total ...... 1 610 975

Os empréstimos foram utilizados na construção e apetrechamento do caminho de ferro do Limpopo, actualmente designado por caminho de ferro da Rodésia, do Lourenço Marques ú fronteira, no caminho de ferro de Vila Luísa à Manhiça, no caminho de forro de Moçambique e, finalmente, nas obras do vale do Limpopo.

O financiamento por empréstimo desdobra-se do modo seguinte:

Contos

Vale do Limpopo ........ 130 000

A utilização de empréstimos nas duas obras mencionadas está dentro dos preceitos constitucionais, dado que são obrais reprodutivas, embora, como no caso do caminho de ferro de Moçambique, a reprodutividade seja naturalmente a longo prazo.

O tráfego do caminho de ferro da Rodésia, nos primeiros anos, parece justificar as grandes somas nele gastas. Aliás, a linha atravessa uma zona que pode vir a ser interessante nos aspectos agrícola e pecuário.

Objectivos do Plano de Fomento O Plano de Fomento de Moçambique foi essencialmente um plano de comunicações ferroviárias.

A verdade desta afirmação transparece mais claramente das cifras. O total gasto na execução do Plano de Fomento pode sumariasse do modo que segue.

(ver tabela na imagem)

As comunicações absorveram 66,2 por cento do total e, deste, pertencem a caminhos de ferro 60,3 por cento.

As obras no vale do Limpopo - rega, enxugo e preparação de terrenos - tomaram 28,3 por cento, ou 405 059 contos. A produção e o transporte de energia (a maior parte no Revuè e estudos) absorveram 3,8 por cento.

No período de 1953 a 1958 utilizaram-se, por força de despesas extraordinárias, outras somas bastante altas, até nos fins também compreendidos no Plano de Fomento.

Houve assim, quanto a financiamento, dispersão de objectivos, e para avaliar o trabalho realizado neste período haveria necessidade de analisar também o capitulo importante de outras despesas extraordinárias.

No quadro a seguir dá-se o movimento do Plano de Fomento, com a indicação da origem das receitas, no orçamento e na conta final, dos objectivos em que se utilizaram, das quantias gastas em cada uma dessas finalidades e em cada ano.

(ver tabela na imagem)