14 350 366 rupias em 1957 - uma diferença para menos de quase 50 por cento.
Os números são os que seguem:
As cifras do quadro mostram que em 1958 não se recorreu a empréstimos para pagar despesas extraordinárias.
Os saldos de anos económicos findos e os lucros de amoedação bastaram para efectuar esses pagamentos.
Os saldos de exercícios depositados em conta de operações de tesouraria em 31 de Março de 1958 somavam 21 503 714 rupias, a que se deduziram despesas no exercício de 1958 de 6 916 284 rupias e se adicionou o saldo deste ano, de 3 723 245 rupias. Assim, os saldos depositados na conta de operações de tesouraria em 31 de Março de 1959 elevam-se a 18 310 676 rupias, ou 109 804 contos. Estavam comprometidos 30 100 contos para o orçamento de 1959. O saldo disponível é, pois, de 79 764 contos.
Utilizaram-se da forma que segue:
Contos
Plano de Fomento ........... 29 893
Outras despesas ............ 13 893
Não houve recurso a empréstimos para pagamento das despesas extraordinárias. Como se verificou acima, cerca de 41 498 coutos provieram de saldos de anos económicos findos.
Plano de Fomento
Há, pois, um saldo de 26 074 contos, que não foi utilizado.
A seguir, num mapa pormenorizado, indicam-se, por anos, os pagamentos efectivados e os objectivos dos pagamentos feitos.
I Plano de Fomento
(a) Reforçada com 1600 contos na província.
(b) Contém 700 contos extra-plano de fomento, de receitas da província.
Contos
Aproveitamento de recursos e povoamento ...... 107 571
Não é possível examinar neste lugar a eficiência dos investimentos feitos nos últimos seis anos. Espera-se que o relatório final do Plano ofereça algumas informações sobre o gasto das verbas acima indicadas e a sua projecção na economia indiana.
A maior de todas refere-se a abastecimento de água e saneamento (101 204 contos) e com esta verba deve ter sido executado largo e profícuo trabalho.
Nas comunicações e transportes, as duas despesas de maior relevo dizem respeito ao aeroporto de Mormugão e outros e ao porto e caminho de ferro de Mormugão.
Estas obras têm grande interesse para o Estado da Índia e ambas já prestam assinalados serviços. A do porto de Mormugão e respectivo caminho de ferro, logo que terminem as condições anormais, pode ser consideràvelmente desenvolvida.
Outras despesas extraordinárias