(...) cípios, mas com uma condição que reputo fundamental e imprescindível: a matéria objecto do projecto tem, a meu ver, de sair daqui capazmente regulamentada, por modo a que a respectiva lei tenha imediata eficácia prática.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente.

Tem-se especulado insistentemente à volta das remunerações exageradas percebidas por pessoas ligadas ao Regime, tendo as coisas chegado ao ponto de por esse País fora haver muito boa gente que se deixou insensivelmente conduzir a generalizações inexactas e injustas.

O Sr. Simeão Pinto de Mesquita: - Muito bem!

O Orador: - Pois bem: este debate, além de outros, tem o mérito de esclarecer os mal esclarecidos quanto à limitada extensão dos indicados exageros e de desfazer duvidosas interpretações, pondo cada coisa e cada uni no lugar que justamente lhe cabe e compete.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: - Muito bem!

O Orador: - O fenómeno de a política dar margem ã que alguns dela extraiam proveitos materiais que chocam e ferem, não é específico da nossa terra, mas comum a todas; não é de hoje, mas de sempre.

Repetir-se-á inexoravelmente através dos tempos e em todos os lugares, enquanto existirem homens. Mas também sempre haverá quem, numa luta constantemente renovada e nunca finda, procure travar o seu desenvolvimento, esforçando-se por limpar e eliminar, dos horizontes políticos as perturbações neles introduzidas pela força dos interesses.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: - Muito bem!

O Orador: - Entre nós, e neste momento, se é certo sereia reais as situações que o projecto de lei procura enfrentar, também é verdade, por um lado, terem as mesmas uma extensão bem delimitada, como sobejamente aqui tem sido demonstrado, e, por outro lado, serem reprovadas por uma larguíssima maioria, consoante, estou certo, será bem posto à evidência mediante as votações maciças com que o respectivo texto virá a ser aprovado.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Amaral Neto: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: nunca subi a esta tribuna tão embaraçado como hoje, pela vergonha de vos vir tomar tempo para nada de novo dizer, pois a minha própria concordância com o projecto em exame a afirmei logo que o seu autor me deu a honra de me convidar a subscrevê-lo com ele. A honra e a satisfação, porque de há muito se me afigurava necessário dispor algo neste sentido, para saneamento da atmosfera em que se formam certos juízos e se enformam determinadas reacções da opinião pública.

Homem todavia empenhado, por índole e por método, em compreender as posições alheias e respeitá-las até ao limite do respeitável, quase até ao prejuízo da licitude de transacção, o que, direi de passagem, me exclui,

por inapto, do mundo dos negócios; e adverso, por feitio que me faz sofrer com o mal dos outros, a prejudicar voluntariamente seja quem for; mas sempre implorando do Altíssimo forças para seguir os ditames da consciência - foi na verdade com o sentimento de servir um real interesse político e social, embora com desgosto por incomodar uns quantos, dos quais, aliás, poucos saberia nomear, que me associei ao projecto do nosso ilustre colega por Bragança, entendendo que sobreleva a todas as considerações de respeito pelos indivíduos que pudessem deter-me.

Aliás, o nosso colega cumulou-nos, a todos que o acompanhámos, com uma defesa tão brilhante, tão rigorosa e tão exaustiva do intento que nos deixou perfilhar que, se nos tirou, por os esgotar, todos os argumentos para o apoiarmos, em contrapartida fortificou-nos na certeza da sua oportunidade e justiça.

É-me muito grato aproveitar a oportunidade para o felicitar pelo sucesso intelectual, moral e político da sua iniciativa e dizer-lhe, com a renovação do meu voto de concordância, o sincero desejo de que triunfe na promulgação do diploma legal proposto e no sucesso da execução deste.

Vozes: - Muito bem!

alma, os dotes de espírito, as aptidões, os propósitos e os feitios conformes aos meus critérios do belo, do justo ou do útil.

Ora o Sr. Deputado Camilo de Mendonça, desde que o encontrei nesta sala, vai para sete anos, cativou-me, como a tantos de nós outros, bem o vejo, pelo desassombro das palavras, pela elevação das intenções, pela coerência das atitudes, pela verdade e isenção do seu nacionalismo, pelo apuro da inteligência e pela amplitude da sua informação; ...

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - ... e as afinidades que logo senti pela sua maneira de ser puderam cimentar-se, apesar de uma diferença de idades que relativamente à dele contava, naquela solidez de amizade que brota da comunidade de ideais e da identidade de sentimentos.

Não tendo dúvidas em me confessar seu amigo e seu admirador, direi que todas as razões do meu apreço as encontro reflectidas na sua presente iniciativa e concorrem para me fazer seu assistente nela.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: li algures que certo dia, pelos fins do século XVIII, numa cidade da Renânia, en(...)