Este não é um assunto perigoso, mas convenho sem dificuldade em que é um assunto aborrecido.

Quando, porém, há tantas razões para considerar a necessidade ri e o sanear, não interessam os incómodos, só não a certeza de prestar um bom, um útil serviço, que prestigiaria à organização cooperativa e devolveria o sossego social o político a um concelho como o de Mafra.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador fui muito cumprimentado.

O Sr. Tarujo de Almeida: - Sr. Presidente: a Polícia Judiciaria acaba de prestar mais um relevante serviço ao País, conseguindo, numa investigação espectacular, identificar e capturar os criminosos e apreender todos os instrumentos do crime cometido na pessoa do oficial cujo corpo foi há semanas encontrado nas areias da praia do Guincho.

O simples facto de a actuação policial ter permitido a acção punitiva da justiça, num caso que desde início u sob diversos aspectos se apresentava eriçado das maiores dificuldades e possivelmente destinado à impunidade, seria suficiente para garantir à prestigiosa corporação o reconhecimento e o apreço dos que, como nós, homens do foro, na modéstia das nossas forças, servem o difundem a realização da justiça, como factor essencial da vida das sociedades civilizadas.

Mas outras circunstâncias importantes concorreram neste caso para realçar o mérito do trabalho da investigação criminal o para amplamente justificar o pequeno apontamento que me decidi trazer a esta Câmara.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A participação activa que o militar assassinado tivera no frustrado movimento de 11 de Março, a forma como posteriormente conseguiu evadir-se do Forte de Elvas, onde se encontrava em regime de prisão preventiva, o mistério que um seguida cobriu o paradeiro do fugitivo e dos que com ele colaboraram na evasão, tragicamente quebrado mais adiante pela simples identificação do cadáver soterrado na praia do Guincho, fizera que este caso tivesse um eco enorme na opinião pública e permitiram que à volta dele, principalmente pelas suas implicações de carácter político, se arquitectassem as mais variadas e absurdas conjecturas.

A própria circunstância de, durante algum tempo, continuar a ser desconhecida tanto a existência como o paradeiro dos companheiros de evasão da vítima mais contribuiu ainda, para o estado de alarme e de inquietação que o tenebroso crime criou, não apenas em Lisboa, mas em todo o Pais, que acompanhou com o maior interesse e expectativa o desenvolvimento da investigação policial.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Não faltou inclusivamente quem, neste país, e até fora dele, em declarações que envergonhariam um modesto cidadão sem qualificação especial (quanto mais um homem colocado no mais alto posto da hierarquia militar e candidato recente à mais alta magistratura da Nação), procurasse imputar às forças da ordem, incumbidas de assegurar a tranquilidade e a paz pública, a autoria de um crime, que a nossa razão o a nossa infeliz e dolorosa experiência política de há recuados anos levariam a situar imediatamente nas alfurjas secretas e nas forças ocultas da desordem e da subversão.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Vozes: - Muito bera, muito bem!

O Orador: - Também entre nós não faltou, como é natural, quem se empenhasse em fazer circular, apoiado no pretenso conhecimento de factos que escapavam à percepção do grande público, a indigna e precipitada versão dos acontecimentos que no Brasil foi posta a correr pelo Sr. General Delgado.

Ninguém, entre as pessoas de boa fé, que, graças a Deus, ainda constituem a esmagadora maioria da Nação, duvidava da natureza dos meios onde a liquidação do transviado oficial deveria ter sido planeada e perpetrada. Mas foi com um senti- mento de grande e justificada satisfação que as pessoas de bem viram os investigadores, através dai provas esmagadoras acumuladas contra os arguidos, desmascarar por completo a farsa, revelando a identidade o as tendências políticas dos assassinos e seus encobridores. Um daqueles é um aspirante miliciano, envolvido na tentativa revolucionária do Março do ano findo, parecendo igualmente comprometido nesse movimento o outro aspirante miliciano que acompanhou a condução do cadáver ao local onde se pretendeu ocultá-lo.

A Policia Judiciária prestou deste modo um excelente serviço, não apenas à acção da justiça que, aliás, muito tem ainda que investigar, para completo esclarecimento dos antecedentes da ocorrência), mas ao País inteiro, na medida em que restabeleceu a confiança do público na eficiência do nosso sistema de repressão da criminalidade, e ainda às próprias instituições vigentes, ao libertá-las de uma calúnia infamo, que nem por ser indigna e absurda deixava de ser incómoda e desagradável.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sabe-se ainda que para alcançar os resultados obtidos a Polícia Judiciária leve de vencer os maiores obstáculos, desde a dificuldade da identificação da vítima e a completa ocultação dos instrumentos do crime até às falsas declarações de algumas das pessoas inquiridas o aos hábeis expedientes usados, quer de dentro, quer de fora do País, para ocultar o paradeiro dos assassinos.

Para lograrem tal êxito tiveram os investigadores de desenvolver um esforço insano durante algumas semanas, sacrificando o repouso de dias e noites ao exercício da sua tarefa. Mas o trabalho realizado, com uma persistência e um método exemplares, honra a corporação n que pertencem e que tantos êxitos tem, aliás, contado nos últimos anos da sua actividade.

Vozes: - Muito bem, muito bem!