Há ainda lugar no Mundo para grandes aventuras humanas. Pelo nevoeiro confuso dos sistemas, dos falsos evangelhos que envolvem e perturbam e solicitam a adesão das inteligências, pela floresta cerrada dos egoísmos e dos apetites implacáveis, é ainda uma grande aventura humana a abrir caminhos para uma clareira de luz vinda do alto das cumeadas luminosas do espírito, das quais só através dos tempos tem irradiado a civilização, a verdadeira civilização cristã, a civilização moral da espécie humana.

Meus senhores: o mundo geográfico está descoberto. Já não tem a sedução dos mistérios a desvendar; mas no mundo moral, no mundo da edificação espiritual dos povos, da realização da justiça, no domínio interno e no domínio internacional das nações, há ainda vastíssimas e gloriosas empresas a realizar.

Sim, meus senhores, o mundo moderno carece de homens com o espírito de empresa do infante. A lição dele é perfeitamente actual.

Que das comemorações resulte uma renov ação de idealismo, de espírito de boa aventura humana pela grandeza da Pátria na justiça e na liberdade e valerá a pena ter despertado D. Henrique do sonho de cinco séculos em que o grande príncipe dorme e descansa das suas jornadas gloriosas pelo Mundo. Que o vulto austero do infante D. Henrique, aureolado dos transportes da fé e da confiança no futuro, seja para o País e, aqui dentro, para a Assembleia. Nacional, modelo a que compúnhamos as nossas atitudes, fonte de inspiração para os nossos pensamentos e acções.

É com estes votos que me despeço do VV. Ex.ªs, afirmando-lhes que a estima e a camaradagem que nos uniu durante estes quatro meses de trabalhos não se quebra, antes se aviva e se forma com a separação.

Tenho dito.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 20 minutos.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agostinho Gonçalves Gomes.

Américo da Costa Ramalho.

André Francisco Navarro.

Antão Santos da Cunha.

António Pereira de Meireles Rocha Lacerda.

Artur Máximo Saraiva de Aguilar.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

Duarte Pinto de Carvalho Freitas do Amaral.

Ernesto de Araújo Lacerda e Costa.

Fernando António Munoz de Oliveira.

Henrique dos Santos Tenreiro.

João Carlos de Sá Alves.

João Mendes da Costa Amaral.

João Pedro Neves Clara.

Joaquim Mendes do Amaral.

José António Ferreira Barbosa.

José Fernando Nunes Barata.

José Guilherme de Melo e Castro

José Monteiro da Rocha Peixoto.

José Rodrigues da Silva Mendes.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Tarujo de Almeida.

D. Maria Irene Leite da Costa.

Ramiro Machado Valadão.

Urgel Abílio Horta.